Ageuniara

Alunos questionam ensino público

Por: ADRIEL MANENTE FRANCISCO

02/04/2008

Os alunos da rede pública, em sua maioria,afirmam que não tiveram base nescessária para disputar uma vaga nas universidades públicas.

Talita Amaro,ex-estudante da rede pública de ensino, afirma que a falta de qualificação dos professores é a grande dificuldade para um melhor aprendizado.Ela lembra que as instituição não lhe deu a devida base para ingressar em uma faculdade, tendo assim que apelar para cursinhos pré-vestibulares ou cursos profissionalizantes."A escola me deu a base social, sobre conviver com as pessoas, mas em questão de aprendizado, não me acrescentou nada",revela.

Já a também ex-aluna da rede pública,Iara Makawetskas, que prestará vestibular para o curso de Publicidade e Propaganda afirma que por causa de sua defasagem,em seu período escolar,foi muito difícil arrumar seu primeiro emprego."Meu primeiro emprego foi totalmente ao acaso e parecia que eu tinha entrado em outro mundo, aquilo não era nada parecido com a escola." conclui a estudante.

Outro lado

Por outro lado, os professores acham que o maior problema está no desinteresse dos alunos.Eles indicam que o aluno é quem faz a escola, portanto tem que ser os responsáveis e que é simplesmente impossível lecionar corretamente com o desinteresse dos que, teoricamente, estariam mais interessados.

Nereide Lúzia da Silva González, professora aposentada da rede pública que deu aulas por 25 anos, comenta que o desinterrese realmente é um problema que atrapalha o rendimento dos professores. "Com certeza, você chegar na sala de aula e ver os alunos interessados dá um ânimo maior, agora, você chega, e estão todos com falta de interesse, não dá pra desenvolver seu trabalho corretamente, simplesmente não dá." conclui a professora.

Segundo Maria Santana Gagliazzi, supervisora da Diretoria do Ensino (DE) da região de Araraquara (SP),o DE faz o possível para dar toda a estrutura aos professores para desenvolverem seu trabalho, porém ela reconhece que há uma defasagem na educação, mas afirma que isso é um problema de âmbito nacional.

Pesquisa

Uma pesquisa realizada recentemente pela Faculdade São Luís de Jaboticabal (SP) revela que 70% dos jovens que ingressam na faculdade pública vieram de escolas particulares.

A pesquisa revela ainda que mesmo depois do curso pré - vestibular, os jovens não conseguem ingressar no ensino superior público e atribuem o problema à sua defasagem no período escolar.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/