Ageuniara

Agentes culturais opinam sobre a "cultura inútil"

Por: JOICE MARA PIROLA

26/03/2008

Quando nos referimos à inutilidade falamos de algo descartável ou pouco aproveitável.Para Alexandre Petrucci,operador de luz e som do SESI de Araraquara(SP), cultura inútil é uma cultura não inteligente, no sentido teatral.

Quando os próprios atores, representantes artísticos, deixam de se expressar inteligentemente, seus trabalhos, como consequência, perdem o sentido, a emoção, além de não permitir o ato de pensar do expectador, ou seja, nada de inovador é acrescentado à sociedade."Com tamanhas inovações na tecnologia, ocorre uma comodidade diante das criatividades culturais", diz Petrucci.

Ele acredita que tudo se torna mais fácil de se produzir quando existe uma máquina pensando por nós.“As pessoas tem preguiça de pensar”, diz.

Petrucci, cita o meio educacional, por exemplo,onde estão os alunos e onde, na visão dele, acontece uma influência no comportamento dentro da escola.“Acredito que a escola cumpre o seu papel de educadora.Porém, não tem como impedi-los de ouvirem músicas inúteis, verem peças teatrais inúteis e, até mesmo, de utilizarem da internet como meio de divulgação cultural inútil”, diz.

Já para Wagner Palazzi, orientador de programação do SESC Araraquara “a maioria das coisas produzidas hoje são inúteis”, lamenta. Com base nas palavras de Palazzi, a cultura inútil é útil se pensarmos em variedade de programação.

“Vivemos num mundo descartável, onde não se prioriza mais a qualidade do produto,mas a variedade, competitividade e o giro rápido do produto”,completa ele.

Ainda de acordo com Palazzi,no que se refere a existência do mercado paralelo,ele acredita que hoje tem sido bem aproveitado pelos artistas que buscam divulgar seus trabalhos, sem ter que se sujeitarem às condições do mercado capitalista atual.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/