Ageuniara

Empresa de São Carlos cria a "etiqueta inteligente"

Por: YVES BARBERIO MARIANO

26/03/2008

A empresa Coss Consulting, localizada em São Carlos (SP), na Fundação Parque de Alta Tecnologia (PARQTEC)lançou no final de fevereiro a “etiqueta inteligente” que promete revolucionar o comércio atual.Há décadas soberano no mercado, o código de barras parece estar com seus dias contados.

A etiqueta é composta por um micro chip, que é colado nos produtos das lojas que aderirem ao sistema. Este chip é capaz de guardar um grande e variado conteúdo de informações como:preço, data de fabricação e validade, processos de fabricação e armazenagem, além de outras informações gerenciais do produto.

A leitura destes chips é feita por rádio freqüência, tecnologia que já era usada há mais de sessenta anos, na Segunda Guerra Mundial.

Antenas são estrategicamente colocadas em pontos onde é possível fazer a leitura dos mesmos.Em seguida, os dados são enviados para computadores para que eles possam ser lidos e avaliados pela empresa.

Segundo o Gerente de Projetos da Coss, Alfredo Colenci Neto, a empresa trabalha há dois anos no projeto e a expectativa realmente é de que a etiqueta venha a substituir o código de barras, num futuro bem próximo.

Ao destacar o projeto Colenci Neto explica que todas as latas de Coca-Cola Zero, por exemplo, possuem o mesmo código de barras."Já com a etiqueta, poderemos identificar cada lata individualmente, através de um código que estará gravado no chip da mesma", informa.

Atualmente, devido ao preço do chip, ainda é difícil prever quando o produto chegará ao Varejo, porém nas indústrias ele já é utilizado e tem tido um crescimento na identificação de produtos falsos, controle de produção e inventário, segurança, entre outros.

O gerente da Loja 2 do Supermercado Patrezão de Araraquara(SP), Douglas Lênin de Souza Rigueiro, acha ótima a chegada deste produto ao mercado. Para ele, além de a etiqueta facilitar o gerenciamento dos produtos,agilizará o processo de pagamento dos mesmos nos caixas e diminuirá possíveis filas. Para ele esta iniciativa garantirá maior comodidade e satisfação aos clientes.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/