Ageuniara

Matão desenvolve projeto para terceira idade

Por: CINTIA DANIELA ALVES

15/10/2007

Matão (SP) desenvolve o projeto "Saúde na Terceira Idade".O objetivo é tirar dúvidas e ajudar a prevenir e a entender certas doenças típicas da idade.Os idosos também recebem informações e orientações de como envelhecer com saúde.

“O projeto é muito importante porque são dadas informações tanto para os idosos, como aos cuidadores dessas pessoas, por isso convidamos toda a população que participe", declara o secretário municipal de saúde de Matão, José Francisco Dumont.

O projeto é realizado pelos médicos Dario Baldo e Marcelo Augusto Teixeira e conta com a participação da prefeitura e conta com palestras sobre saúde, envelhecimento e legislação na terceira idade.

No dia 27 de setembro,por exemplo, foi realizada a primeira palestra intitulada: "O envelhecimento normal e o envelhecimento patológico" com casa cheia onde a maioria da platéia era formada por idosos.

Para a aposentada Julia Aparecida de Souza Lima essas palestras serão de grande ajuda para os idosos viverem bem e com saúde.

“Particularmente acho importante essas palestras destinadas a nós idosos, porque podemos aprender, além de envelhecer com saúde, a entender e lidar com doenças tão comuns na nossa idade como, por exemplo, o mal de Parkinson e o Alzheimer", observa.

Segundo Gilberto Marinoti, cujos pais estão na terceira idade, as palestras são fundamentais também para as pessoas que convivem com idosos. “Eu moro com meus pais que têm mais de 60 anos e é muito bom poder entender e aprender certas coisas e doenças que são típicas da idade. As pessoas idosas são mais sensíveis, frágeis e por isso precisam de um cuidado todo especial. Tenho certeza que vou aprender muito com essas palestras e faço questão de vir em todas e trazer meus pais comigo sempre que for possível” relata Gilberto.

O projeto que conta com o apoio da Associação Paulista de Medicina e Laboratórios de Indústrias Farmacêuticas é gratuíto,destinado para toda população e acontece em algumas quintas-feiras sempre das 19h30 às 22h( veja programção abaixo).

Os interessados em participar das palestras, devem se dirigir ao Salão Paroquial, que fica na Avenida 15 de novembro,742.

Programação:

Dia 18/10/07: A Doença de Parkinson e as Doenças Cerebrovasculares;

Dia 25/10/07: Os cuidados e o manejo dos pacientes portadores de Demências;

Dia 08/11/07: O idoso e os problemas do Sono;

Dia 22/11/07: A Depressão na Terceira Idade;

Dia 29/11/07: Cefaléia e Enxaquecas;

Dia 06/12/07: Ansiedade, Fobia e Pânico / O Estatuto do Idoso.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/