Ageuniara

Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por: ANDREA VERGAMINI DE CASTRO

09/10/2007

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou, no dia 4 de outubro, a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos (Comciti) e do Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Seu objetivo é fortalecer e ampliar a base técnico-científica existente em São Carlos, assim como melhorar as condições de vida da população, preferencialmente em assuntos referentes aos padrões de saúde, educação, habitação, transporte e meio ambiente. O Comiciti, um órgão de caráter consultivo e fiscalizador com participação direta da comunidade, será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

As instituições que farão parte do Conselho, como a USP, UFSCar, Unicep, ParqTec, Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (Cedin), Embrapa e Ciesp se destacam pelo acompanhamento e formulação de diretrizes; e promoção de atividades que visem ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Os membros do Conselho não serão remunerados e terão mandato de dois anos, sendo permitida a recondução por mais um ano. Haverá reuniões mensais quando houver convocação do presidente ou pela maioria dos membros.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, a criação do Comciti firma a condição de São Carlos como Capital da Tecnologia e fortalece a vocação do conhecimento nos mais diversos segmentos científicos da cidade.

O Conselho receberá recursos destinados pela Prefeitura, que serão aplicados no auxílio à pesquisa e estudos para instalações de aparelhamento de laboratórios e construção de infra-estrutura técnico-científica, de propriedade do município.

“O Brasil não tem tradição em ciência e tecnologia e começou a formar mestres e doutores há cerca de 40 anos. A participação de empresas no desenvolvimento de pesquisas ligadas à tecnologia é muito importante e serão absorvidas em todo o país”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Machado Rezende a respeito da importância do Conselho para o país.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/