Ageuniara

Caçambas irregulares causam graves problemas em São Carlos

Por: JULIANA REGINA MILÃO

28/09/2007

Uma caçamba estacionada de forma incorreta na via pública, ou sem adesivo luminoso que alerte o motorista nos períodos noturnos, pode causar acidentes graves, como o ocorrido com Alex Aparecido da Silva, 22, que morreu após colidir contra uma caçamba de entulho deixada junto ao meio fio da Rua Coronel Leopoldo Prado, na Vila Prado.

Visando solucionar o problema, a Câmara Municipal de São Carlos realizou uma audiência pública no mês passado. A audiência foi proposta pelos vereadores da bancada do PV, Roberto Mori Roda e José Pinheiro. Compareceram os secretários João Muller (Governo) e Ricardo Meireles (Transportes, Trânsito e Vias Públicas) para tratar das questões do estacionamento de caçambas nas vias públicas.

Mori Roda pediu mais rigor no cumprimento da Lei nº 13.148 de 21/05/03, que buscou assegurar a visibilidade das caçambas em vias públicas com placas refletivas. O vereador se declarou preocupado com a falta de cumprimento das normas pelas empresas que atuam no setor e também com a ocorrência de quatro acidentes graves na cidade neste ano, envolvendo caçambas, um deles com vítima fatal.

O secretário municipal de Transportes, Ricardo Meirelles, informou que a Prefeitura pretende “apertar o cerco” na fiscalização das caçambas e contêineres para coleta de entulhos existentes na cidade.

Um grupo de gestão, segundo o secretário, está finalizando os estudos para regulamentação da lei municipal, a fim de que se estabeleça maior rigor no cumprimento das medidas de segurança pelas empresas que trabalham no setor. De imediato será determinado que elas providenciem a correta sinalização refletiva das caçambas, como manda a lei.

De acordo com Meireles, a Prefeitura já elaborou um cadastro das empresas que atuam na coleta de entulhos na cidade e encaminhou-lhes uma cópia da legislação municipal. A multa para o descumprimento dos dispositivos de segurança é de R$ 300 por infração. Um grupo de gestão estuda meios para operacionalizar medidas como a remoção das caçambas em situação irregular.

Marcelo Sartório, engenheiro de 26 anos, dono de moto faz quatro anos, admite ter levados "vários sustos" pois à noite "é muito difícil enxergar essas caçambas”. Ele acha que as caçambas não poderiam ser colocadas em curvas e na perto de esquinas.

Irregular ou não, uma caçamba estacionada na via pública é sempre uma preocupação. O ideal é contratar uma empresa credenciada, responsável, o que não garante eliminar os riscos e sim de reduzi-los. Para saber se a empresa é credenciada para o serviço que oferece, esclarecer dúvidas e apresentar reclamações o interessado pode ligar diretamente para a Secretaria de Transportes, pelo telefone (16) 3301-5221.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/