Ageuniara

Matão comemora o Dia do Deficiente

Por: NATALI CRISTINA GALVÃO

15/08/2007

Matão comemora o Dia Municipal do Portador de Deficiência.O evento,organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com as entidades representativas dos deficientes, será no dia 22, na praça Leônidas Calígula Bastia, centro,a partir das 9h e contará com um ato cívico e atividades artísticas.

A data instituída por lei municipal, em 2001, comemorada em ato cívico, há três anos, e em sessão solene na Câmara Municipal,há sete anos, tem por objetivo conscientizar a sociedade dos direitos de acessibilidade dos deficientes.

No entanto, ainda existem dificuldades de acessibilidade. De acordo com a diretora do Centro Municipal de Ensino Especial para surdos(CMEES)Regina Mendes Delfino, o espaço público não está preparado para acolher o deficiente.

“O primeiro obstáculo, no caso dos surdos, é que eles não são entendidos. Há dificuldade na comunicação porque são poucas pessoas que sabem a língua de sinais”.

Com o tema “Acessibilidade é Dignidade” o Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiências(COMDEF) faz campanhas de inclusão social de deficientes.

“Primeiramente o COMDEF partiu de uma campanha de conscientização que está em curso. Colocamos cerca de 40 faixas com esse tema pela cidade, depois o Conselho achou melhor fazer um trabalho de panfletagem nas escolas, que atingiu cerca de 19 a 20 mil estudantes, no comércio, nos jornais impressos, nas rádios, na televisão, ou seja, é um assunto que não é de ignorância da população”, disse o presidente do COMDEF e da Associação dos Deficientes Físicos de Matão(ADEMA),José Guilherme Monteiro de Castro, o "Guilherminho".

Embora ocorra num dia de semana e de trabalho é importante que aqueles que puderem participem.“Esse evento é importante para os deficientes e muito mais para abrir os olhos das pessoas, porque a maior deficiência é não querer enxergar o irmão diferente”, finalizou Guilherminho.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/