mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Centro Cultural será inaugurado em Matão

Por: NATALI CRISTINA GALVÃO

20/06/2007

O projeto Negritude,um projeto sociocultural criado em 1986, pretende inaugurar, até o final de junho, o Centro de Cultura afro-matonense.

O Centro Cultural será implantado na atual sede da Agência Arte&Ciência e,de acordo com o publicitário e integrante do projeto,Sérgio Sabará Figueira, aumentará as oportunidades de artistas matonenses exporem suas obras de arte.“Através de artistas plásticos, poetas e escritores estabeleceremos maior contato entre a cultura negra e a sociedade”,diz Sabará.

O artista plástico Élio Floriano, também integrante do projeto,é autor de três esculturas distribuídas pela cidade: a Sancho Pança, criada em 1999; a Negritude em 2002 e a Crioula, feita em 1988, projetada para a comemoração do centenário da abolição da escravatura no Brasil.“Acredito que o Centro Cultural será um meio de expressão artística,onde será exposta a cultura negra e ampliará as chances de artistas mostrarem seu talento”, completa Floriano.

Nesses vinte anos de existência do projeto Negritude foram exibidas exposições, palestras, apresentações de orquestras e cantores famosos e homenagens a personalidades negras.

A cada mês um representante negro é homenageado e assim foi com Pixinguinha, Luís Gama, José do Patrocínio e Abdias do Nascimento e, nesse mês, será a vez do escritor Machado de Assis.“O Centro Cultural será aberto para quem quiser conhecer e expor todas as manifestações culturais ligadas à cultura negra”,finaliza Sabará.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/