Ageuniara

Usuários reclamam de demora na Unimed 24 Horas de S. Carlos

Por: KARINA PETRONI FISCHER

22/06/2007

Usuários dos planos de saúde da UNIMED São Carlos reclamam da demora no atendimento na unidade de emergência. Idosos, crianças e seus acompanhantes nem conseguem sentar-se para aguardar o atendimento por falta de bancos e cadeiras. Uma enfermeira informou que a unidade pode receber reclamações por escrito mas não há prazo para resposta da diretoria. A Constituição Federal, artigo 196, de 1988, define que a saúde é direito de todos e dever do Estado. O cidadão brasileiro há décadas usa os serviços privados de assistência médica, hospitalar e laboratorial como alternativa ao atendimento público. Ainda que boa parte da sociedade acredite que o plano de saúde é a única alternativa diante dos problemas do Sistema Único de Saúde (SUS), o brasileiro não está nada satisfeito com o que recebe em troca.

Prova disso são as reclamações que os usuários da Unimed 24 horas de São Carlos. “Isso aqui é uma vergonha. Tenho 75 anos, pago uma mensalidade absurda de R$ 500 e estou esperando ser atendida há duas horas”, disse da. Maria Glória Barbosa à reportagem.

O que também chama a atenção é a quantidade de pessoas no estabelecimento, de crianças a idosos, sem ao menos ter cadeiras para se sentar enquanto esperavam pelo atendimento.

Para Lillia Maria Formigoni, coordenadora do Procon São Carlos, não existe nenhuma lei de proteção ao usuário de planos de saúde privados. “Se eles se sentirem lesados, devem ingressar com ação judicial e pedir indenização através de advogado, já que o Juizado Especial não cuida dessa esfera", esclarece.

“A Unimed, através do serviço social, pode receber cartas escritas à mão, reclamando de qualquer problema relacionado ao seu atendimento e estas cartas devem ser entregues na Unimed, localizada a Rua Carlos Botelho, 1055”, afirma Flávia Rocha, assistente social do convênio. Assim que a carta for entregue, será enviada à diretoria mas, como disse Rocha, “não há previsão de resposta à reclamação”.

As reclamações em relação aos planos de saúde ocupam há mais de sete anos, o primeiro lugar no ranking do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor(Idec). E foi diante desse cenário que o Instituto lançou a cartilha “Seu plano de Saúde: Conheça as armadilhas e os abusos”, disponível no site http://www.idec.org.br/.

A assessoria de imprensa da Unimed foi procurada para se pronunciar sobre o caso, mas até o fechamento da matéria não retornara o contato.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/