mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Agrônomos analisam as consequências do frio

Por: ROSANE BATISTA LEMOS

06/06/2007

O frio provoca consequências nas principais culturas ade Araraquara(SP) como a laranja e a cana-de-açúcar.Na região de Araraquara o clima frio antecipado não é prejudicial para as lavoras e não causa tantas conseqüências como a chuva pode trazer para as plantações.

Segundo o engenheiro agrônomo Edgar Esteves, da empresa Agrometa,no mês de junho o frio não está fora de época.Na análise dele o que chegou antecipado foi a chuva.Segundo ele, no ano passado, não houve chuva, nesta época do ano.O engenheiro agrônomo explica que o frio não provoca tantos problemas para a laranja.

"A laranja passa por um processo chamado estresse que é um período de seca que permanece de dois a três mês, sem chover, o que é bom, pois esse período que passa, sem chuva, é um período de florada da laranja e proporciona uma safra melhor.Mas, se chuva continuar entre os meses de setembro e outubro, pode existir uma desrregulagem na florada. No caso da cana é normal e a umidade chega até ser boa˝,explica Esteves.

Para o engenheiro agrônomo Fernando Tanuri,também de Araraquara,o frio não é prejudicial nem para laranja e nem para cana, pois causa um processo de dormência que faz a planta florescer e ficar mais saudável.

˝A Gema florífera é o processo que a laranja precisa passar que seria a dormência da fruta e passa por esse processo no frio ou na seca˝,informa.

De acordo com Tanuri,no caso da chuva, na plantação de laranja, pode causar rachaduras na fruta que seria a laranja abrir, estourar e apodrecer.

"Na cana a chuva pode baixar o teor de açúcar e as conseqüências não são tão maiores como na laranja˝,finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/