Ageuniara

Matão oferece TV aberta para a população

Por: DAVID CONRADO LIESENBERG

24/05/2007

Matão(SP)com pouco mais de 70 mil habitantes, pode se considerar privilegiada por ter uma emissora de TV exclusiva. A TVM – ou TV Matão – é uma emissora com sinal aberto.Além de ser agente informativo, presta serviços à comunidade, pois age como um catalisador na solução de problemas de toda natureza, devido às suas reportagens, campanhas assistenciais e de orientação popular.

Tudo o que acontece na cidade é acompanhado pela TVM, assistida por grande parte da população. É um público fiel, que nos horários em que entra a TV Matão, deixa de assistir às grandes emissoras nacionais para ficar por dentro do noticiário local.

Valentim Fernandes, gerente gráfico, 49 anos, é telespectador assíduo da emissora matonense. “Se eu não assisto o programa das 19h, assisto a reprise que passa às 22 h”, diz ele que prefere acompanhar diariamente as notícias locais pela televisão ao invés dos jornais impressos da cidade, cuja periodicidade é semanal.

No aspecto assistencial, a emissora promove campanhas de todo o tipo. No final de abril de 2007, por exemplo, a TVM fez uma campanha para adquirir uma cadeira de rodas para um jovem residente no bairro Paraíso. No mesmo dia em que a campanha foi ao ar, o montante necessário para adquirir a cadeira de rodas foi doado pela população. As enchentes que assolaram a cidade de Matão, no início deste ano, também foram destaque na programação da emissora matonense, que acompanhou todo o dilema do povo e a ação dos órgãos municipais em busca de soluções.

Outras transmissões de relevância feitas, ao vivo, como a apuração de eleições, o carnaval, o Corpus Christi – tradicional festa matonense –, shows, debates e programas especiais, reforçam a interatividade da emissora focada na cidade.

“Constatamos, por meio de pesquisas e do intercâmbio com outras emissoras de televisão regionais, espalhadas pelo Brasil, que as TVs locais têm grande penetração em todas as classes sociais, forte apelo popular, com ótimos índices de audiência durante os programas locais, pelo fato de abordar assuntos da cidade e de interesse de sua comunidade” disse Gustavo Marchesan Marischen, um dos proprietários da emissora.

A TVM entra no ar diariamente pelo sinal da TVE - Rede Brasil através do canal 58 em UHF, cuja programação tem amplitude nacional.Os programas são exibidos todos os dias, com matérias jornalísticas e entrevistas de estúdio com os principais acontecimentos do dia-a-dia de Matão e região.

A primeira edição começa ao meio-dia, a segunda às 19h e reprisada às 22h, com duração de uma hora. Nas segundas e quintas-feiras às 20h, e nos sábados às 11h a emissora transmite também o programa de Luiz Esteves, que aborda assuntos e fatos regionais, como grandes eventos, festas e acontecimentos importantes.

Segundo Gustavo Marischen, a TVM possui um raio de abrangência ainda limitado a Matão, mas está prestes a expandir o sinal por meio de um decreto assinado pelo Presidente da República. Foi outorgada a concessão de geradora educativa para a cidade de Araraquara, onde ocorrerá a expansão de sinal, assim que receberem autorização de instalação, expedida pelo Ministério das Comunicações.“A previsão é de entrar no ar no primeiro semestre de 2008”, conclui Marischen.

A emissora, no ar desde 20 de janeiro de 2000, retransmitia o sinal da TVE desde o ano de 1989. Passados sete anos de atividades, a TVM conta com pessoal capacitado e em constante aprimoramento, bem como equipamentos de última geração, operando com tecnologia digital.

A conquista de um canal gerador é o resultado do trabalho e do comprometimento da emissora com a qualidade, com o jornalismo sério e com o crescimento cultural da população.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/