mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Hemonúcleo de São Carlos depende da ajuda de outras cidades

Por: LEONARDO RODRIGUES DOS SANTOS

04/05/2007

O banco de Sangue de São Carlos desde seu fechamento, em julho de 2006, encontra dificuldades para manter o seu estoque de bolsas de sangue em quantidade suficiente para operações e, com isso, vem trabalhando com um número reduzido de bolsas de sangue.

A solução proposta pelos então responsáveis pelo banco de sangue da Santa Casa de São Carlos, por ocasião do fechamento do serviço, é que o fornecimento passasse a ser feito pelo hemocentro da cidade de Araraquara. Este hemocentro enviaria uma equipe para fazer coletas semanalmente, nas terças feiras. Desde novembro o sistema não funciona, conforme informações cedidas pela secretaria do hemocentro de Araraquara.

Segundo a Santa Casa de São Carlos, o hemocentro nunca existiu na cidade. O serviço de coleta, preparação e armazenamento das bolsas de sangue era feito por uma empresa privada, fechada pela Vigilância Sanitária no ano passado. Agora existe só um hemonúcleo, onde as bolsas recebidas do banco de sangue de Araraquara são armazenadas.

Segundo Vanessa Ramos,secretária do hemonúcleo, a quantidade de sangue enviada por Araraquara não é suficiente, mas quando falta sangue o problema é solucionado com auxilio do banco de sangue de Ribeirão Preto. As cirurgias agendadas previamente (chamadas pelos médicos de eletivas) não estão sendo prejudicadas por este problema, enquanto as cirurgias emergenciais estão asseguradas pelo estoque mínimo de segurança e não correm risco. Por motivos de adaptação, apenas no começo da nova dinâmica duas cirurgias foram desmarcadas.

A Santa Casa de São Carlos tem projetos para centralizar esse serviço no hospital, mas só terá algo concreto no final deste ano, completa Vanessa Ramos.

Segundo informações de Silvana Oliveira, secretária do Hemocentro de Araraquara, as bolsas são enviadas igualmente para todos os municípios que dependem do Banco, e que a forma de uso de cada cidade varia.

A Secretaria de Saúde de São Carlos não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento dessa matéria, na sexta-feira, 4 de maio, prometendo enviar resposta "mais tarde".

Para os habitantes de São Carlos interessados em doar sangue, o único modo de fazê-lo é ir até o banco de sangue de Araraquara que funciona de segunda a sexta, das 7 às 11:30 e das 14 às 17 horas, ou doando em campanhas feitas por escolas e pela prefeitura.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/