Ageuniara

Fóssil de crocodilo pode indicar que esses répteis surgiram no Brasil

Por: DANIELLI MARIA COSTA

21/05/2007

Fóssil de crocodilo, localizado em Monte Alto(SP), pode indicar ser o Brasil o ponto de origem desses répteis, de onde se espalharam pelo mundo, há cerca de 70 milhões de anos. O material encontra-se no Museu de Paleontologia de Monte Alto, que reune um acervo de fósseis considerado um dos melhores do país.

Sob a responsabilidade do Professor Antônio Celso de Arruda Campos, o museu possui ampla sala de exposição onde estão expostos principalmente ossos de dinossauros saurópodes, conchas de moluscos bivalves, restos de tartarugas e crocodilos encontrados nos sedimentos do Grupo Bauru, na região de Monte Alto.

Segundo o auxiliar de paleontologia, Cleidinei Aparecido Francisco, o fóssil mais antigo encontrado tem cerca de 70 milhões de anos e a última descoberta feita pelos paleontólogos foi o fóssil de um crocodilo.

Claudinei disse ainda que a região de Monte Alto é um parque paleontológico e possui grande quantidade de fósseis pois, está localizado sobre rochas sedimentares do período Cretáceo (foi exatamente no final desse período que ocorreu o desaparecimento dos grandes répteis) e em todos os afloramentos encontrados na região, existem restos fósseis de animais que viveram há milhões de anos.

Mas não é só em Monte Alto que existem vestígios dos dinossauros. Segundo o professor e paleontólogo Marcelo Adorna Fernandes, em Araraquara foram encontradas pegadas e vestígios de seres pré-históricos deixados em rochas fossilizadas, além de marcas de escorpiões pré-históricos.

O museu de Paleontologia de Monte Alto foi inaugurado em 1992, devido à necessidade de abrigar fósseis recolhidos nos arredores da cidade e nas cidades vizinhas.

O objetivo principal do museu é divulgar a paleontologia e a geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, promover palestras e debates a respeito do assunto, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo.

Como visitar

O Museu é aberto para visitantes de terça a domingo, das 13 às 17h.

Excursões e escolas que desejam visita monitorada devem agendar a visita pelo telefone (16)3242-7845.

O museu fica na Praça do Centenário s/n - Centro de Artes, em Monte Alto/ SP.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/