Ageuniara

Mercado de computadores cresce 25% em Araraquara

Por: VINICIUS COBUS SACCOMANI

08/04/2007

O computador é um dos eletroeletrônicos mais usados na atualidade. A necessidade de informatização por parte da população é cada dia maior. Esta situação se reflete no comércio de Araraquara, onde se espera para este ano um aumento de aproximadamente 25% nas vendas de computadores.

A compra desses aparelhos se tornou mais fácil devido a incentivos fiscais dados pelo Governo Federal ao setor. Dentre eles a isenção de PIS/Cofins para máquinas de até R$ 4 mil. Além dos incentivos, o mercado tem se beneficiado com o câmbio, pois o Real valorizado facilita as importações.

O crescimento dos negócios na área de informática atinge também o interior paulista. Em Araraquara, uma em cada quatro pessoas tem pelo menos um computador em casa. Com a expansão do comércio na região e a facilidade de compra de alguns modelos, esse número deve aumentar rapidamente.

Nesse contexto alguns modelos e configurações de computadores são mais procurados que outros. Os modelos mais procurados são os mais baratos, independente de configuração.

Maurício Carvalho, chefe do Departamento de Eletros do Hipermercado Extra, maior vendedor de computadores de Araraquara, confirma essa situação. “O modelo mais vendido é o Celerom com 256 Mb de memória, HD de 80 gigabytes, monitor de 15 polegadas e mais gravador de CD. É a máquina mais barata da loja”. Sobre o crescimento nas vendas de computadores em comparação com o ano passado, Maurício constata um aumento de aproximadamente 20%.

Com o mercado em desenvolvimento, lojas investem em atrativos para conseguir mais compradores. O Magazine Luiza instituiu, no ano passado, o programa Computador para Todos e fez com que as vendas triplicassem em 2006. Hoje o programa foi renovado, substituindo os aparelhos da antiga promoção por modelos mais novos sem alterar o preço.

Desde o lançamento do programa, as vendas aumentaram, constata o vendedor Aroldo Rocha, funcionário da loja. “Agora vendemos computadores com 256 Mb de memória, HD de 80, monitor de 17 polegadas, leitor de CD mais gravador de DVD, por menos de R$ 1 mil”, completa.

O crescimento do setor também tem relação com a inclusão digital. A necessidade de conhecimentos na área de informática se torna maior a cada dia. Seja para o trabalho ou para o lazer, o acesso a essas máquinas é facilitado pelo mercado competitivo, em que lojas de varejo investem em promoções e planos para atrair maior público.

O resultado desse investimento se reflete no bolso do consumidor. Computadores melhores com preços baixos. A informatização está evidente e ao alcance de quase todos. Diante dos números de mercado, o crescimento será constante, o acesso simplificado e a necessidade de ter um computador será maior.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/