Ageuniara

UFSCar discutiu novos processos e matérias primas do biodíesel

Por: LEONARDO RODRIGUES DOS SANTOS

23/03/2007

O Departamento de Engenharia Química da UFSCar promoveu a Semana do Biodiesel, entre os dias 20 e 23 de março. Trata-se de uma das atividades que integram o programa de Educação Tutorial do Departamento, voltado para debater os avanços nos processos de produção desse combustível e as matérias primas que podem ser utilizadas.

A semana envolve pesquisadores dos departamentos de Engenharia Química, Química, Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Produção e outras áreas ligadas ao tema. Os alunos também participam apresentando seus projetos ligados ao tema. O evento ainda traz palestrantes de universidades renomadas do Brasil, como UFRJ e USP.

O biodiesel é um biocombustível extraído de alguns derivados oleaginosos, como mamona, dendê, babaçu, soja, palma e gordura animal. O combustível está sendo testado com várias finalidades. Em alguns países serve como fonte de energia, como na Alemanha, França e Itália, onde já existem programas bem desenvolvidos voltados para essa finalidade. Mas onde pode ser mais utilizado é na composição de combustíveis para caminhões, substituindo o óleo diesel derivado de petróleo.

Um assunto que está entrando em discussão sobre este novo combustível é a possibilidade da região de Araraquara, como uma forte produtora de cana de açúcar, sofrer perdas significativas na sua atividade econômica.

“A agro-indústria da região não sofrerá nenhum abalo, porque o biodiesel será usado de maneira diferente do combustível atualmente produzido”, tranquiliza o Prof. Dr. Ernesto Antonio Urquieta-Gonzáles, professor da Engenharia Química e Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFSCar, referindo-se ao álcool hidratado e ao etanol.

O professor Urquieta completa, dizendo também que o biodiesel entrará na composição do novo diesel em 2% e que automóveis não têm a mesma mecânica que os caminhões e não usarão o novo combustível. Gasolina, álcool e biodiesel terão caminhos diferentes, lembra o professor.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/