Ageuniara

Empresas buscam mão-de-obra no SENAI

Por: JEAN RODRIGO BONJORNO

22/03/2007

O Serviço Nacional da Indústria (SENAI) de Araraquara(SP)forma,anualmente,cerca de 200 alunos em seus cursos de aprendizagem industrial: mecânica de usinagem, de automóveis, eletrônica e marcenaria.

O diretor do SENAI, José Antônio de Jesus Fabri, afirma que atualmente a escola conta com 410 alunos no período diurno, horário em que ocorrem os cursos de aprendizagem industrial.

Segundo o diretor dos 410 os alunos de aprendizagem, 90% estão nas empresas, porque na aprendizagem é direito do aluno ser contratado pelas empresas como aprendiz."Eles permanecem meio período na escola e meio período trabalhando.Depois do fim do curso cerca de 70% são efetivados em seus locais de trabalho",informa.

Dados obtidos com a assistente social do SENAI, Dulce Íris de Restrepo,mostram que de julho a outubro de 2006, foram atendidas 51 empresas em busca de jovens para trabalhar.Cerca de 198 candidatos foram indicados às vagas disponíveis e 32 foram empregados. As empresas entram em contato, mostrando interesse em contar com os alunos do SENAI.

Critérios

O critério de seleção de alunos leva em consideração a localidade dos jovens em relação ao local de trabalho, se moram na mesma cidade ou próximo e um perfil particular de cada empresa.

A área que tem mais procura por mão-de-obra é a mecânica de usinagem que trabalha na transformação de metais brutos em peças prontas para todo o tipo de uso.

Eliel Marcos, de 15 anos,por exemplo, que estuda mecânica de usinagem por influência do irmão, está empregado, sonha em continuar na profissão e mais tarde fazer faculdade de Engenharia Mecatrônica.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/