Ageuniara

Aumenta o número de adesões ao projeto Contribuinte da Cultura

Por: RODRIGO HENRIQUE CABRERA

02/03/2007

O Projeto Contribuinte da Cultura promoverá mais eventos na cidade de São Carlos no ano de 2007. A expectativa é de promover maior número de shows, palestras, mostras de filmes e encontros literários durante este ano. A programação de 2007 teve inicio no dia 26 de fevereiro com o 5º Sarau Litero-Musical em homenagem ao maestro Tom Jobim.

Segundo a coordenadora Fátima Camargo Catalano, desde que surgiu, o projeto vem atraindo o interesse da população, tendo um gradativo aumento no número de contribuintes. "Com o aumento de contribuintes é possível a realização de novos eventos e a manutenção dos que há alguns anos fazem parte da agenda cultural de São Carlos, como o Sanca Blues e o Chorando Sem Parar".

O Contribuinte da Cultura é um projeto sem fins lucrativos em parceria com a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da UFSCar (FAI/UFSCar). O objetivo é promover eventos culturais e beneficiar a população de São Carlos e região com a apresentação de shows musicais, espetáculos teatrais, oficinas e outras atividades relacionadas às artes.

O diferencial do projeto é a forma de captar recursos. Em vez da maneira tradicional de patrocínios, em que poucos contribuem com muito, foi proposta uma maneira alternativa. A contribuição é feita em pequenas parcelas, adquiridas pela população e pelas empresas interessadas em contribuir. "Dessa forma, conseguimos agregar um maior número de interessados formam ando um grande projeto", explicou Fátima Catalano.

Além da população e das empresas de São Carlos, entre os contribuintes há personalidades de destaque nacional que se interessaram pelo projeto e fazem questão de contribuir para consolidar o prestigio e a repercussão do Contribuinte da Cultura. Entre eles estão o ex-jogador Raí, o cantor e compositor Chico Buarque, os jornalistas Pedro Bial e Mauricio Kubrusly, Toquinho, Miucha, e os empresários João Paulo Diniz e Fernado de Arruda Botelho.

Dois grandes eventos musicais realizados pelo Contribuinte da Cultura são o Sanca Blues e o Festival Chorando Sem Parar. O Sanca Blues reune músicos nacionais, internacionais e locais. Em 2006 chegou à 5ª edição. Pelo palco do Sanca Blues já passaram Ike Tunner, o pianista norte-americano Donny Nichilo, os grupos nacionais Blues Etílico, o gaitista Flávio Guimarães e o grupo Blues the Ville, de São Carlos.

O Chorando Sem Parar é um festival de choro com duração de dez horas realizado na Praça XV de Novembro. Em 2006 esteve em sua 3ª edição e contou com a presença de músicos consagrados no cenário nacional como Yamandu Costa, Armandinho do Recife, Baby do Brasil, Pepeu Gomes e também com a participação de músicos da cidade.

Além de shows musicais, personalidades como Pedro Bial, Luiz Fernando Veríssimo e o Professor Pasquale Cipro Neto, marcaram presença em palestras e encontros literários promovidos pelo Projeto.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/