Ageuniara

Vídeo Festival de São Carlos premia vencedores dia 25 de novembro

Por: EDUARDO MANSO IMPARATO

21/11/2006

Esta é a última semana de exibição do Vídeo Festival de São Carlos, evento que está em sua 4ª edição. O Vídeo Festival é um evento cultural de âmbito nacional direcionado a produtores amadores ou profissionais de todo o Brasil.

Dividido em cinco categorias, o evento premiará no próximo dia 25 de novembro vídeo documentário (30 min), vídeo ficção (20 min), vídeo animação (20min) e vídeoclipe (5 min).

Além do prêmio dado pelo júri oficial, o público ajudará a escolher o melhor vídeo através do júri popular. Nas exibições, o público pode votar nos melhores, que receberão o Prêmio Cidade de São Carlos. O ingresso em todas as atividades é grátis e as apresentações vem acontecendo desde 8 de novembro.

Em 2005 foram 265 vídeos inscritos de 41 cidades de 15 diferentes estados do país. Este ano, o Vídeo Festival São Carlos recebeu 170 inscrições e estão sendo exibidos os 23 trabalhos selecionados, divididos nas cinco categorias. No ano passado mais de 2.500 pessoas assistiram os trabalhos selecionados. Neste ano calcula-se que cerca de três mil pessoas acompanharam o evento nas mais de 100 exibições em toda a cidade, tudo para que o público conheça os selecionados em cada categoria.

Segundo a diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Carlos, Telma Olivieri, “a intenção do festival foi revelar e estimular o surgimento de novos talentos na área da produção audiovisual e fomentar a formação de público mediante, principalmente, exibições em locais alternativos, possibilitando o acesso a uma produção diferenciada”.

No último dia do Vídeo Festival será realizada a tarde de encontro com os realizadores, no Sesc. O público poderá conhecer os diretores dos filmes que concorreram. Haverá exibição seguida de bate-papo, onde os realizadores comentarão as idéias e peculiaridades do processo de criação.

“Essa 4º edição do Vídeo Festival foi a oportunidade do são-carlense acompanhar o que tem sido produzido pelo país. para os espectadores foi a chance de conhecer novos trabalhos e talentos”, disse a estudante de Ciências Sociais da UFSCar, Camila Zocollotti, que junto com o namorado assistiu todas as exibições do festival na Praça XV de Novembro, em São Carlos.

Já André Luiz Marcolino, estudante de Engenharia da UNICEP, diz que também freqüentou a Praça durante os dias de exibição e já tem seu favorito. “De todos os documentários que assisti, o que mais gostei foi “Manipulação de massa”, pois trata de um assunto bastante atual que é a manipulação das pessoas através da mídia”, diz o estudante, que confessa ser fã de cinema nacional.

O evento final será realizado no dia 25 de novembro às 15h, na sala de vídeo, com entrada franca. Às 21h acontece a cerimônia de premiação do Vídeo Festival São Carlos 2006, com a divulgação dos premiados pelo júri e pelo público. O Vídeo Festival São Carlos é um evento cultural, de âmbito nacional, promovido pelo Sesc São Carlos, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, a Fundação Pró-Memória e a Em Cena Produções.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/