Ageuniara

Usinas da região contratarão jovens aprendizes no ano que vem

Por: JAIRO FIGUEIREDO FALVO

21/11/2006

A partir do ano que vem o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolverá, em parceria com empresas da região, o Programa Jovem Aprendiz, que busca qualificar adolescentes entre 14 e 17 anos em atividade técnico-profissional. Apenas estudantes que estejam cursando ou terminaram o ensino fundamental e que possuam alguma relação com o setor rural (sejam filhos de produtores ou de trabalhadores rurais) podem participar.

O Senar será responsável pelo custo e manutenção do projeto e as empresas oferecerão as condições necessárias para o aprendizado. Os “jovens aprendizes”, além de aprenderem aspectos agrícolas, como tratamento do solo e cultivo das culturas da região, receberão ensinamentos de cidadania e de educação ambiental.

Instrutores treinados pelo Senar ministrarão o curso, que será em meio período (quatro horas diárias) e terá duração de 600 horas/ano. Os “jovens aprendizes” terão carteira assinada e ao completarem o programa receberão um certificado atestando a conclusão das etapas do curso.

Segundo o coordenador do Senar, Mário de Almeida Jordão, o projeto é uma grande oportunidade para jovens que almejam ingressar no mercado de trabalho. “Existe até a oportunidade de a empresa empregar alguns desses jovens no final do programa”, explica. Jordão conta que eles não farão esforço físico nenhum. “Eles serão orientados ao serviço. Não usarão enxada ou trator, pois não têm idade para isso”.

O coordenador do Senar revela que a Usina Santa Cruz já entrou em contato para o desenvolvimento do projeto e espera o interesse de outras empresas. O Programa Jovem Aprendiz é uma obrigação trabalhista instituída pelo Governo Federal. As empresas devem contratar uma cota que varia de 5 a 15% de aprendizes em relação ao número de funcionários que fazem parte de seu quadro de trabalhadores.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/