Ageuniara

Exercícios ajudam mulheres durante a gravidez

Por: ELAINE VARANDA

22/11/2006

A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas, entre outros, podem ser aliviados pela prática de exercícios.

“As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto, principalmente no parto normal, além de fortalecer e tonificar os músculos mais afetados, durante a gestação, os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais”, afirma a professora de hidroginástica Silvia Akie.

Os exercícios adequados melhoraram a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas.

Os exercícios também melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.Um estudo realizado no ano de 1989, mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade, durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida.

“Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promove o bem estar e ânimo.Os exercícios que envolvem quadril e cintura nos ajuda a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária”, diz Joseane Centanin que, durante toda sua gravidez, praticou exercícios regularmente.

A prática de atividades físicas durante o período da gravidez é quase que uma unanimidade, mas ainda é necessária muita atenção, pois para iniciar qualquer programa de exercícios, nesta fase, até mesmo para atletas, é necessário a aprovação do médico que irá acompanhar o pré-natal.

“Uma gravidez saudável é possível para todas as gestantes, mas é preciso muita consciência na hora da escolha e prática das atividades”, finaliza a professora Silvia.

Algumas dicas para as gestantes:

-Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios.

-Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo.

-Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos.

-Beba muita água.

-Durante os exercícios não prenda a respiração.

-Alongamentos e Iogas são recomendados e fazem muito bem.

-Todos os exercícios realizados devem ser adequados ao estado de saúde da gestante a seu tipo de gravidez. Uma gravidez nunca é igual a outra.



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