mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Inscrições para o FIES podem ser feitas até o dia 26

Por: ALEXANDRE HABBIB MORI

16/11/2006

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já estão abertas. O aluno interessado deve fazer sua inscrição até o dia 26 de novembro, pela internet, no sítio do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

De acordo com Eduardo Micelli Gorga, membro da Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES, o candidato tem que estar regularmente matriculado em uma faculdade particular. "Ao terminar a inscrição ele deve imprimir duas vias e entregar a Comissão de sua faculdade, só assim sua inscrição será validada", completa.

Gorga diz que para o preenchimento da ficha o aluno tem que estar com os seguintes dados: CPF, escolaridade, idade, e renda bruta mensal de todos os componentes que fazem parte de seu grupo familiar.

Ele explica que uma das coisas que o candidato mais erra é no item de renda bruta."Ele acaba colocando a renda líquida. Isso acarreta em complicações quando o mesmo for comprovar o que colocou no formulário", completa.

Lílian Leite Nogueira, estudante de Medicina do Centro Universitário de Araraquara (Uniara),por exemplo, vai tentar o financiamento porque mora fora e tem outros gastos.

“Espero conseguir o FIES, pois além da mensalidade tenho que arcar com moradia, comida e materiais para a faculdade”,observa.

Desde de setembro de 2005,o FIES passou a financiar 50% do valor da mensalidade. Os outros 50% são pagos pelo aluno diretamente à Instituição de Ensino. Enquanto cursa a faculdade, o beneficiado se compromete a pagar, a cada três meses, o valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), que vai sendo abatido do saldo devedor.

A taxa de juros é de 9% ao ano e é fixa. Após a formatura, o financiamento começa a ser amortizado. Nos doze primeiro meses (“Fase I”), a prestação será igual a 50% da última mensalidade financiada (o mesmo valor que o estudante já desembolsava para a IES).

Depois ("Fase II"), o saldo devedor é dividido em prestações iguais, por um prazo de uma vez e meia o período de utilização.

Por exemplo: Um curso de quatro anos, que tenha sido financiado desde o primeiro semestre, vai gerar, após sua conclusão, prestações durante sete anos – um ano da Fase I e mais seis anos da Fase II.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/