mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

TAM inaugura museu em São Carlos

Por: LILIANE APARECIDA CARNEIRO

14/11/2006

A empresa aérea TAM inaugurou, no dia 12 de novembro, o Museu Asas de Um Sonho, em São Carlos, onde a empresa mantém seu centro tecnológico. Idealizado pelo fundador da empresa, comandante Rolim Amaro e pelo irmão dele, João Amaro, o museu pretende resgatar a história da aviação.

Um dos objetivos do museu é mostrar ao visitante o esforço que o homem desenvolveu para se deslocar em altas velocidades e com segurança. Os grandes pioneiros (pilotos, construtores, projetistas, mecânicos) têm suas histórias contadas em uma galeria especial. O visitante pode ver também no mesmo espaço, e em passarelas devidamente instaladas, como são mantidos os jatos da TAM.

O acervo dispõe de 63 aeronaves, relíquias históricas de incalculável e indiscutível valor cultural, expostas no Museu Asas de Um Sonho. O compromisso fundamental da instituição para com suas aeronaves é o de mante-las na sua forma original e, na medida do possível, em condição de vôo.

O Comandante Rogério Mastergaldi disse que, para ele, é um privilégio ver todas essas raridades em um só local e que poucos museus no mundo têm um acervo tão valioso como este.

O principal objetivo do museu é a preservação da memória da aviação, através da conservação, restauração, aquisição e troca de peças de valor histórico, artístico e documentais, com o objetivo de divulgar, expor e preservar história da aviação.

Para o Sr. Carlos Roberto Delaporte, a cidade de São Carlos só tem a ganhar com a presença do museu, pois ganha mais um lugar de entretenimento e lazer. "Essa é uma oportunidade que a população não pode perder", assegura.

O Museu Asas de Um Sonho é gerido pela EDUCTAM - Educação de Assistencia e Cultura, instituição sem fins lucrativos, fundada pela TAM em 23 de dezembro de 1991 para administrar os programas sociais da empresa. Seus administradores são todos funcionários da TAM e não recebem qualquer remuneração pelo cargo exercido.

O horário de visitação vai das 10 às 16 horas, de 4ª a domingo. Adultos pagam R$ 10 pelo ingresso e as crianças R$ 5. O museu fica localizado na Rodovia SP 318 - KM 249 (Rodovia São Carlos - Ribeirão Preto).

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/