Ageuniara

Unesp oferece Seminário Temático em novembro

Por: PAULA MARINA MONTEIRO

08/11/2006

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP)realiza nos dias 21, 22 e 23 de novembro uma série de palestras e workshops gratuitamente no câmpus da Faculdade de Letras.

O tema escolhido para os estudos, nesses dias, veio para gerar uma discussão precedendo um estudo e entendimento mais detalhado de questões que envolvem os impactos causados por novas tecnologias digitais nos modos de vida e organização da atual sociedade.

Os organizadores do evento partiram do pensamento de que a tecnologia é uma construção social e seu desenvolvimento deve ser usado para solucionar problemas da sociedade como a erradicação da pobreza, universalização da educação, baixa na desnutrição infantil e também com problemas menos conhecidos na sociedade como a implantação do software livre e maior divulgação do sistema Linux.

"A idéia do Seminário é mostrar como a tecnologia pode ser usada para o bem de todos, acabar com o mito de que a máquina pode substituir o homem e conscientizar as pessoas sobre o uso de novas tecnologias", diz Marcelo Borges, cientista social, formado em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara.

Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo(USP) diz que o desenvolvimento da sociedade depende da rapidez da incorporação em nossa sociedade dessas tecnologias.

“A velocidade de incorporação das tecnologias da informação e comunicação pela maioria da sociedade será um dos elementos mais decisivos para determinar nosso sucesso ou fracasso na construção de uma sociedade mais equânime, culturamente sustentável e para evitar que a exclusão social se torne exclusão cognitiva”.

As pessoas interessadas em participar devem inscrever-se no site www.fclar.unesp.br/sisc ou entrar em contato com o número 16-3331.7492 (falar com Marcelo).

As inscrições para os workshops devem ser feitas antecipadamente pois as vagas são limitadas, as palestras também necessitam de inscrição mas estas estarão sendo feitas antes das palestras.

Programação

Dia 21 novembro

Local: Anfiteatro B

Horário: 14h às 18h

Solenidade de Abertura

Cláudio Benedito Gomide de Souza, Diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Araraquara.

“Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento: inovação tecnológica na gestão pública, na educação e na inclusão social”.

Sérgio Amadeu da Silveira, Sociólogo e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor da Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Ex-Diretor Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Hilda Carvalho de Oliveira, Professora do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP - Rio Claro. Desenvolvedora do Projeto de Extensão "Capacitação em Informática a jovens ingressantes no mercado de trabalho”.

Horário: 19h30 às 22h30

Software Livre: tecnologia para a inclusão social Edgard Piccino, Antropólogo, Assessor da Secretaria de Inclusão Digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Secretário Executivo do Projeto Casa Brasil. Wilken Sanches - ONG Coletivo Digital, mestrando em Ciências Sociais PUC-SP.

Dia 22 de novembro

Local: Pólo Computacional

Horário: 9h às 11h

OFICINA – Open.Office

Vagas limitadas

Projeto de Extensão "Capacitação em Informática a Jovens Ingressantes no Mercado de Trabalho”, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP - Rio Claro.

Local: Anfiteatro B

Horário: 14h às 18h

Inovação Tecnológica: Gestão Pública e Governo Eletrônico José Carlos Vaz, Professor da USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Atua principalmente nas seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Portais Municipais, Informática Pública, Internet, Gestão Local e Municípios. Ronaldo Abraão – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) de São Carlos.

Representante do SERPRO – Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal.

Horário:19h30 às 22h30

Inovação Tecnológica e Responsabilidade Social Sérgio Azevedo Fonseca, Professor da FCL/UNESP – Araraquara, pesquisador de políticas para desenvolvimento local e regional, política e gestão da inovação tecnológica; cooperação universidade-empresa para a inovação tecnológica.

Maria Clara Cescato, professora da FCL/UNESP – Araraquara. Pesquisadora das Tecnologias da Informação. Denise Mônaco, Integrante do Programa Nomads.USP - Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida.

Dia 23 de novembro

Local: Anfiteatro C

Horário: 9h às 11h

WORKSHOP - Compartilhamento de conhecimento através das TIC

Vagas Limitas

Bruno Otto Theodoro Rosa, Colaborador com o Desenvolvimento e Implantação de Projetos de Sistemas de Informação Utilizando Software Aberto. Atualmente é Analista de Informática do S.T.I. (Serviço Técnico de Informática) da FCL/UNESP Araraquara.

Local: Sala 207

Horário: 9h às 11h

WORKSHOP

Vagas limitadas

IAGE - Grupo de Pesquisa Informática Aplicada à Gestão Educacional, explora as possibilidades oferecidas pela informática para apoio à gestão de sistemas e organizações educacionais.

Local: Anfiteatro B

Horário: 14h às 18h

Educação @ Distância e Gestão Educacional Cláudio Benedito Gomide de Souza, Professor e Coordenador do Grupo de Pesquisa IAGE - Informática Aplicada à Gestão Educacional da FCL/UNESP Araraquara. Sebastião de Souza Lemes, Professor da FCL/UNESP – Araraquara. Pesquisador de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino.Gilson Schwartz, Professor da Universidade de São Paulo e Diretor Acadêmico do Projeto Cidade do Conhecimento, pesquisa as tecnologias de informação e comunicação enquanto impactantes econômicos, políticos e sociais.

Horário: 19h30 às 22h30

A Inclusão Digital: tecnologia para inclusão social Marcelo Borges - colaborador na coordenação nacional do Projeto Casa Brasil (Governo Federal). Hernani Dimantas – Programa Acessa São Paulo (Governo Estadual). Clélia Mara Santos - Projeto Portal do Saber (Governo Municipal de Araraquara).

Fonte:Site www.fclar.unesp.br



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/