mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara terá primeiro encontro de RPG & Magic

Por: CARLOS ANDRE DE SOUZA

08/11/2006

Nos dias 11 e 12 de novembro, das 14h às 19h acontecerá em Araraquara(SP),o 1º Encontro Anual de RPG & Magic. O evento será realizado no Centro de Eventos de Araraquara (CEAR), onde também acontece a Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara (Facira).

Entre os destaques estão as mesas de RPG e card games, exibição de animes, leilão de livros usados, stands e sorteios de brindes. Também estão programadas palestras e workshops sobre o assunto e a entrada é um quilo de alimento.

O RPG, ou Role Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis) é um jogo de estratégia em que o participante estimula a imaginação e cria um mundo onde não há limites para a criatividade. Nele, há o narrador, também chamado de mestre e seus jogadores.

O jogo consiste em uma história criada por esse narrador e nas atitudes que os jogadores tomarão no decorrer dessa história. Existem todos os tipos de jogos imaginários como: ação, ficção científica, suspense, terror, aventuras medievais e outros que a imaginação permitir fazer.

“O RPG é um jogo de interpretação, uma mistura de teatro com jogo de tabuleiro”, descreve Júlio Cezar Parancini, organizador do evento e praticante há 15 anos. Assíduo freqüentador do Encontro Internacional de RPG(EIRPG), realizado anualmente em São Paulo,decidiu apostar em um evento em Araraquara para reunir jogadores e expandir para as pessoas que desconhecem esse tipo de jogo.

Parancini explica que a cidade estava “abandonada” em termos de RPG. De acordo com ele, as livrarias estavam com pouquíssimo material e os próprios jogadores tinham se dividido e aos poucos sumido com suas próprias turmas de jogos.

“A idéia do evento é encontrar esses jogadores adormecidos e trazer novos jogadores para nossa cidade, colocando-nos no mapa dos eventos e encontros ligados ao RPG. O simples fato de conseguirmos mobilizar a distribuidora do jogo no Brasil (Devir Livraria) já marca Araraquara no mapa do RPG aqui no país”, explica Parancini.

O organizador também espera que, com o encontro, as livrarias e lojas especializadas passem a olhar com mais atenção para a cidade, pois os praticantes araraquarenses acabam tendo contato com os lançamentos e novidades do gênero apenas pela internet.

Inicialmente, a organização esperava cerca de 300 pessoas nos dois dias de evento. Mas alguns fatores, como a propaganda, que vem sendo feita, e a qualidade das atrações, fizeram com que o número de visitantes esperados dobrasse.

“Para dar um exemplo, o campeonato de magic vai ser oficial e contará pontos para o ranking da DCI”, diz Parancini.“Já os jogos de mesa terão mestres de vários estilos de jogos, para todos os tipos de gostos e idades. Não menos importante, teremos um live action para novos e velhos jogadores, que há muito tempo não participam desse tipo de jogo aqui na cidade”, completa.

Mais informações sobre o Encontro no site www.feacia.com ou pelo e-mail rpgararaquara@gmail.com.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/