Ageuniara

Falta de ferro provoca anemia em crianças

Por: LUIZ GUSTAVO BORSETTI BALLESTERO

01/11/2006

A falta de ferro na alimentação das crianças pode provocar a anemia, uma doença que compromete o desenvolvimento físico e intelectual do paciente.

Segundo a professora Miriane da Costa Gileno, docente responsável pela disciplina de Hematologia do Centro Universitário de Araraquara-Uniara, existem vários tipos de anemia, porém a falta de ferro no sangue leva ao tipo mais comum: a anemia ferropriva.

Caracterizada pela baixa concentração do composto responsável pelo transporte de gases pelo corpo, a hemoglobina, a anemia ferropriva interfere no desenvolvimento da criança e prejudica o desempenho escolar.

Um estudo realizado recentemente, por universidades estaduais e federais, aponta que 45% das crianças com até 3 anos apresentam quantidades insuficientes de ferro no sangue. Na década de 70, esse número era de 20 %.

Os números preocupam, pois praticamente metade das crianças brasileiras podem ter o crescimento retardado e o aprendizado comprometido devido a essa doença.

Os principais sintomas da anemia são: cansaço, falta de ar, indisposição, fadiga, mucosas clareadas e falta de apetite.Se a criança apresentar qualquer um desses sintomas, o pediatra deve ser consultado.

A advogada E.M.B.,de Araraquara(SP), mãe de uma criança que sofreu de anemia, conta que o tratamento foi relativamente fácil."Primeiro o médico usou medicamentos para reposição de ferro. Depois adequou a dieta do meu filho e o problema foi resolvido. Seu desempenho escolar melhorou muito", relata.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/