mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Tecnologia wireless conquista clientes

Por: GABRIELA MARTINS Y MARTINS

19/10/2006

O shopping center Jaraguá de Araraquara(SP) em parceria com o provedor Sunrise Net lançou, no começo de setembro, o seu hotspot na praça de alimentação, oferecendo a tecnologia wireless(internet sem fio) para seus clientes.

Para se ter acesso à internet, através de uma rede Wi-Fi (nome pelo qual esta tecnologia também é mais popularmente conhecida), deve-se estar no raio de ação de um ponto de acesso - conhecido por hotspot - ou local público onde opere uma rede sem fios, usando um dispositivo móvel, como um computador portátil, um Table PC ou um assistente pessoal digital com capacidades de comunicação Wireless.

As redes wireless caracterizam-se por ter uma conexão, com transmissão de informações, sem a utilização de fios ou cabos, conectados por tecnologia de rádio através do ar.

Luciano Monteiro, gerente geral do shopping Jaraguá Araraquara, conta que esse é mais um serviço que o shopping oferece para atender e dar mais comodidade para seus clientes e garante que já faz sucesso.“Todos estão gostando e recebi diversos elogios dos clientes”, completa Monteiro.Para utilizar a rede Wireless é necessário se cadastrar na administração do Jaraguá.

O hotspot Wi-Fi foi criado para estabelecer um ponto de acesso para uma conexão de internet. O ponto de acesso transmite um sinal sem fio numa pequena distância – cerca de 100 metros.Muitos hotspots estão localizados em lugares que são confortavelmente acessíveis ao público, como aeroportos, cafés, hotéis, livrarias e, agora, já em execução no Jaraguá. Porém, não são apenas em lugares públicos que esse tipo de conexão é utilizado.

Professor utiliza nova tecnologia

Um bom exemplo é o professor do curso de Publicidade do Centro Universitário de Araraquara- Uniara,Samuel Gatti Robles,de São Carlos(SP) que utiliza essa tecnologia para preparar suas aulas,mandar e-mails, atender e fazer ligações telefônicas, pesquisar informações sobre o mercado financeiro, tomar decisões entre outros recursos que essa nova tecnologia oferece, com a vantagem de acessá-la qualquer lugar.

Ele comenta que “essa nova onda do sem fio tem proporcionado aos usuários de internet a liberdade de deslocamento e de acesso em qualquer lugar, permitindo o acesso ao mundo no quarto, na sala, dentro do carro estacionado em frente a um hotspot".

Ainda, segundo ele, a maior vantagem do sistema de transmissão de dados via Wi-Fi é a mobilidade que o mesmo proporciona."Essa tecnologia nos livra dos ruídos e da demora da internet, porém o que ainda se questiona é a vulnerabilidade dessas redes",finaliza o professor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/