mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Sessão Zoom atrai universitários

Por: MATHEUS RODRIGUES VIEIRA

18/10/2006

A Sessão Zoom é um programa permanente de difusão da arte cinematográfica organizado, atualmente, através da parceria entre a Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista(UNESP),o SESC Araraquara, o Centro Universitário de Araraquara-Uniara e a Secretaria Municipal de Cultura/Fundart.

Existente há 40 anos, foi criada em 1961 por iniciativa de universitários insatisfeitos com a carência cultural da cidade. Caminhou bem até 1968, mas por questões financeiras foi interrompida durante dez anos.

Retornou em 1978 e, novamente, por falta de patrocínio, teve fim em 1999. Em 2002, conjugou a importante parceria entre as quatro instituições citadas e como prévia lançou no final do ano uma Mostra do Novo Cinema Brasileiro, tendo grande repercussão.

A Sessão Zoom voltou de vez em 2003 e consolidou-se como é no formato atual."Praticamente todo domingo vou assistir a sessão,isso se tornou meio que sagrado.Sempre gostei de filmes estrangeiros e nas locadoras aqui é mais difícil achar",diz Leonardo De Souto estudante de Direito da Uniara.

A dificuldade de local para exibição dos filmes foi um problema sério e que poderia ter posto fim à Sessão Zoom como a conhecemos. A saída do Espaço Cultural Paratodos, fechado para reformas, abriu caminho para as salas do Cine Lupo,salas menores, com um quinto da capacidade da antiga, mas com som e imagem superiores. E agora, ainda, com direito a duas sessões aos domingos e uma nas segundas-feiras.

"A importância da sessão Zoom para os admirados do cinema reflexivo é muito grande, alguns amigos meus voltam mais cedo para Ararquara apenas para ir à sessão"observa Luana Moura , aluna do 2º ano de Ciências Socias na Unesp de Araraquara.

Originalidade

Em 40 anos, a Sessão Zoom manteve a originalidade sem esquecer o objetivo principal: exibir filmes que estejam fora do circuito comercial ou, ainda, os “filmes de arte”, que zelam pelo entretenimento e pela crítica cinematográfica.

Programação ainda disponivel de Outubro:

Elza e Fred - Um Amor de paixão

dias 22 e 23 de outubro , 20h30 e 22h30 e 20h30 respectivamente

Elsa y Fred

Espanha/Argentina, 2005. Comédia/Drama, 108 minutos

Direção: Marcos Carnevale.

Roteiro: Marcos Carnevale, Marcela Guerty e Lily Ann Martin.

Fotografia: Juan Carlos Gómez.

Elenco: Manuel Alexandre, China ZOrrilla, Bianca Portilla, Roberto Carnaghi, entre outros.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/