Ageuniara

Projeto busca preservar o meio ambiente com sacolas de pano

Por: MARLON RODRIGO TAVONI

17/10/2006

Uma ação em São Carlos tenta incentivar clientes de supermercados a substituir sacolinhas de plástico, por sacolas de pano duráveis.

O projeto, batizado de “sacoleco”, é administrado por uma cooperativa de costureiras, que existe há um ano e meio e tem como principal objetivo diminuir o uso excessívo das sacolinhas como sacos de lixo domésticos.

Para obter as sacolas, a pessoa deve levar uma calça jeans velha, mais um real e esperar uma semana para que ela fique pronta. Se o cliente não fizer questão que a sacola seja feita com a própria peça, a troca é imediata, pois existem sacolas já prontas.

Segundo a coordenadora do projeto, Sara Ferreira de Almeida, a preocupação é criar algo que mude hábitos, fazendo com as pessoas joguem o lixo em sanitos (sacos de lixo comuns), que são biodegradáveis, ao invés de sacolas de plástico, que levam em média 450 anos para desaparecer no meio ambiente.

Ainda de acordo com Sara, as sacolas de pano são dobráveis, fáceis de colocar na bolsa ou no porta luvas do carro, facilitando o transporte.

Um comerciante de São Carlos entrou no projeto por acreditar nele, mas também porque o custo das sacolas duráveis é menor. O supermercado faz parte de uma rede com 12 lojas, que consomem um milhão de sacolas a cada três meses, o custo chega a até R$ 30 mil.

Idinir Freitas, proprietário do supermercado, diz que explica o projeto para o cliente e, se ele se interessar, coloca o nome dele em uma lista. Cada vez que este consumidor comprar utilizando uma sacola durável, ganha um ticket. Após juntar cinco vales ganha outra sacola durável.

De acordo com Freitas, além de estar economizando na compra de sacolas plásticas, o objetivo maior é a preservação do meio ambiente

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/