Ageuniara

Empresas familiares garantem emprego e renda, segundo pesquisa do Sebrae

Por: ANA CAROLINA DE ALMEIDA ZANCHIM

18/10/2006

Das mais de um milhão de micro e pequenas empresas existentes no Estado de São Paulo, 35% tem como principal característica o caráter familiar. Negócios que são tocados por pais, filhos e sobrinhos são uma importante fonte de emprego e renda em todo o estado.

O marceneiro Hélcio Filipin conta que deu início à própria empresa, localizada em São Carlos, depois de trabalhar desde adolescente na profissão e resolveu fazer isso com a ajuda dos filhos.

O trabalho na marcenaria é dividido. Emerson Filipin é responsável pelo setor administrativo. Ele explica que faz a parte de compra e venda, projetos, além de visitar clientes antigos e novos.

Enquanto isso seu irmão, Hélcio José Filipin, cuida da finalização dos pedidos, confere as medidas dos produtos e faz a instalação. Segundo ele, se as funções são divididas e se cada um respeita o espaço e as opiniões dos outros, trabalhar em família é “maravilhoso”.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e a fundação SEADE mostra que no Estado de São Paulo existem 1,3 milhão de micro e pequenas empresas. Destas, 35% são administradas pelos donos ou familiares. Além disso, essas empresas empregam 7 entre cada 10 trabalhadores e são ainda a oportunidade do primeiro emprego para mais da metade dos jovens de até 24 anos.

Esse tipo de gestão merece atenção, alerta o Gerente do Sebrae, Paulo Arruda, pois como são empresas familiares, normalmente elas já tem o nome consolidado. Mas se as relações pessoais forem confundidas com as profissionais, existe uma grande chance do negócio não dar certo.

Segundo ele, as pessoas tem que diferenciar os momentos pessoais dos profissionais. Se ocorrer uma briga na empresa, sobre os negócios, isso não pode influenciar no relacionamento em casa.

Paulo ainda dá uma dica: o importante é escolher familiares que sejam bons administradores com espírito empreendedor. Para ele, o pai deve perceber qual filho tem perfil para o negócio e que seja um bom gestor para dar continuidade no trabalho iniciado pela família.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/