Ageuniara

Repúblicas continuam sendo alvo de ladrões

Por: ALEXANDRE HABBIB MORI

11/10/2006

Os estudantes universitários que não residem em Araraquara(SP) aproveitam os feriados prolongados para voltarem a sua cidade de origem e rever seus familiares. Com isso as repúblicas ficam vazias à mercê de ladrões.

Luciana Helena Olivato, estudante do quarto ano de Ciência Sociais da Universidade Estadual Paulista(Unesp)de Araraquara,por exemplo, fez seguro da casa. Ela diz que “o seguro é bom, mas só cobre os danos materiais. Quando viajamos, eu e minhas três amigas colocamos cadeados nas janelas e avisamos os vizinhos”, diz.

Quando Luciana morava em uma outra casa percebeu que tinha alguém no quintal."A pessoa viu que eu estava sozinha e tentou entrar e aí eu peguei o telefone e liguei para uns amigos de outra república, mas quando eles chegaram já não tinha mais ninguém. Tinha uma residência vazia do lado e a pessoa provavelmente pulou para ela", relata.

Larissa Ragozo Cardoso de Oliveira, estudante do quarto ano de Biomedicina do Centro Universitário de Araraquara -Uniara, comenta que nesse final de semana a sua casa irá ficar sozinha e as únicas medidas de segurança adotadas são um guarda noturno que passa de hora em hora e seu namorado que, às vezes, passa pela república durante o dia para saber se está tudo em ordem. Mas isso não lhe garante segurança.

Larissa comenta que certa vez uma ex-moradora da casa estava tomando banho e deixou uma porta da casa aberta.Uma pessoa pulou pelos fundos e roubou um aparelho de DVD."Minha amiga só percebeu quando um policial bateu palma devolvendo o mesmo. A pessoa tinha sido pega vendendo o objeto do furto", completa Larissa.

A Policia Militar orienta que os estudantes que pretendem viajar devem pedir para que um colega ou até um vizinho vigie sua residência. E se possível que leve alguns objetos de maior valor consigo. “Antes de entrar na casa observe se não há alguém espreitando, pois hoje a situação não está fácil. Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Esteja atento e se surgir qualquer problema, ligue sempre para 190”, diz o policial militar Reginaldo Amaral.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/