mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Sesc Araraquara exibe documentários do Aracoara DOC

Por: FELINIO DE SOUSA FREITAS

15/08/2006

O Sesc Araraquara (SP) exibe no dia 30 de agosto às 20h os documentários realizados no projeto Aracoara DOC. Serão mostrados cerca de oito documentários que retratam a diversidade cultural de Araraquara e região. Cada curta-metragem tem duração de dez minutos.

Os temas dos documentários são variados. Mostram a vida de um morador de rua, a fase da vida de Mário de Andrade em Araraquara escrevendo o livro “Macunaíma”, as lendas de Araraquara contadas pelos moradores, o que as pessoas fazem no seu tempo livre, a história das salas de cinema de Araraquara entrevistando os antigos donos e a vida dos travestís da cidade de São Carlos (SP). Dentre outros.

O projeto resulta de seis oficinas: história do cinema, argumento e roteiro para documentário, direção, produção, câmera e direção de fotografia e edição e montagem. Segundo o responsável pela programação de Cinema e vídeo do SESC, Cristiano Luiz Sottano, surgiu uma incerteza por ser uma atividade experimental. “Nós não sabíamos se o projeto chegaria até o fim e se as pessoas iriam se interessar em desenvolver os filmes”.

Durante as seis oficinas os alunos tiveram uma noção geral de como funciona a produção de um documentário, passando de aulas teóricas a práticas desde a criação do roteiro, direção e montagem e edição, além da exibição de diferentes formatos de documentários.

Para Sottano, o Aracoara Doc não termina no dia 30 com a exibição dos filmes. A idéia é criar um Núcleo de produção de documentário, não só englobando as pessoas que participaram das oficinas, mas outros interessados em realizar projetos.

Outra iniciativa do Sesc na área de documentário é trazer diretores com seus filmes e explicar passo a passo como foi a realização do documentário, desde a idéia, passando pela filmagem, como conseguiu a verba e a finalização.

Segundo Sottano, a idéia depois da exibição do dia 30 é exibir em outras unidades do Sesc e existe o interesse da Sesc TV e da TV Cultura em apresentar os documentários, dependendo do resultado final.

A entrada é gratuita. Mas é necessário a retirada de ingresso individual na Central de atendimento do Sesc com uma hora de antecedência.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/