Ageuniara

Diabetes preocupa profissionais da saúde

Por: LUIZ GUSTAVO BORSETTI BALLESTERO

30/06/2006

O diabetes é uma doença que tem preocupado os profissionais da área da saúde pois pode acometer pessoas de qualquer idade e atua praticamente sem nenhum sintoma inicial, mas pode gerar graves seqüelas.

Segundo o professor Orivaldo Pereira Ramos, coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Araraquara - Uniara, existem dois tipos de diabetes: O diabetes do tipo 1 e do tipo 2.

O diabetes do tipo 1 é uma doença auto-imune, ou seja, o organismo atua conta ele mesmo, no caso gerando anticorpos contra as células produtoras de insulina - o hormônio que mantém os níveis de glicose controlados.

Esse tipo de diabetes costuma incidir em crianças e adolescentes e os força a "picadas" diárias do já citado hormônio regulador. Pacientes do diabetes tipo 1 são consumidores obrigatórios de insulina.

No caso de diabetes do tipo 2, que tem origem na predisposição genética e na obesidade abdominal, a incidência é maior na idade adulta e nem sempre o paciente precisa fazer uso de insulina.

O professor Ramos comenta: “O diabetes do tipo 2 pode ter várias patologias. Nem todas apresentam necessidade de reposição de insulina”.

O diabetes tipo 2 é considerada uma síndrome metabólica, uma doença relacionada ao metabolismo e aos hábitos alimentares do indivíduo.É preciso estar atento para evitar esse mal silencioso e preocupante

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/