Ageuniara

Municipal de Araraquara recebe apresentação do Movimento Violão

Por: FELINIO DE SOUSA FREITAS

23/06/2006

O Teatro Municipal de Araraquara (SP) recebe no próximo dia 28 de junho, 21 horas, dentro da série Movimento Violão, os violonistas e compositores Douglas Lora e João Luiz Lopes.

Os violonistas foram os vencedores do Guild Competition 2006, prêmio de música clássica dos Estados Unidos. Eles disputaram com 350 finalistas de vários países, competiram com trio, quarteto e orquestra de câmara. São os primeiros brasileiros a conquistarem o prêmio.

A revista de música clássica especializada em crítica musical Diapason na edição brasileira e na francesa deste mês dedicou duas páginas ao trabalho dos músicos.

Já se apresentaram no Carnegie Hall em Nova Iorque, Portugal e Londres. Desde a consagração no Guild Competition 2006, eles têm se apresentado pelos Estados Unidos e Europa. Os músicos têm dois anos de agenciamento pela Columbia, uma agência de concerto dos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque.

Segundo o violonista e idealizador do Movimento Violão, Paulo Martelli, os músicos já participaram do Movimento há dois anos. “João Luiz e Douglas Lora já se apresentaram no Movimento Violão há dois anos e já exibiam o refinamento e perfeição que caracterizam o seu trabalho”.

O Movimento começou em abril de 2004. Segundo Martelli, a iniciativa era dar a chance a novos e talentosos violonistas, mas depois começou a receber músicos consagrados.

O Movimento nasceu de um recital com três alunos. O objetivo, segundo Martelli, era ver como os alunos se portavam nas apresentações com uma platéia, já que eles tinham um nível de execução excelente.

A série no início era realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade e este ano está sendo realizado no Teatro Municipal. “Passando para o Municipal a série ganhou no aspecto técnico”, diz Martelli.

As apresentações acontecem na última quarta-feira de cada mês e vão até o mês de novembro. Todos os concertos deste ano estão sendo gravados e a intenção é lançar um CD no final do ano.

Segundo Martelli, na primeira parte da apresentação do dia 28, serão executadas obras do repertório tradicional de duos de violão, como o "Prelúdio" e "Fuga nº7" de Catelnuovo Tedesco e "Zita" de Astor Piazzolla, além da "Suíte Francesa" de Bach.

A segunda parte da apresentação será dedicada à música brasileira. No repertório a música "Serrado" de Djavan, e "Doce de coco" e "Noites cariocas" de Jacob do Bandolim, ambas com arranjo de João Luiz.

O recital tem duração de uma hora. A entrada é gratuita e não é preciso retirar convites.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/