mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ibaté tenta acabar com a fama de cidade dormitório

Por: ELAINE VARANDA

14/06/2006

Durante muitos anos Ibaté (SP), foi considerada uma cidade dormitório e seus moradores vinham apenas para dormir, pois dependiam de empregos em cidades próximas.

Hoje, graças aos esforços e incentivos de antigos moradores e empresários, essa realidade mudou. Apesar de a cidade ainda não ter capacidade para empregar e sustentar todos os seus munícipes, mas também é notável que a maior parte da população trabalha na cidade mesmo.

Com o passar dos anos, os preconceitos e barreiras foram superados, antes era pequeno o número de jovens que se esforçava em cursar uma faculdade ou pelo menos terminar o colegial.

Sempre que algum jovem se formava em alguma especialidade, ao invés de vir trabalhar em Ibaté, como uma forma de incentivo aos companheiros e também à população, procuravam sempre se instalar em cidades maiores, alguns até mesmo na capital.

Atualmente, o comércio local é amplo, o distrito industrial recebeu várias fábricas, com diversas especializações e muitos jovens já atuam na cidade, atendendo a população.

É o caso do jovem Antonio Roberto Peruchi Júnior, formado em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara) de Araraquara(SP)."Assim que conclui meus estudos, recebi uma proposta para trabalhar em Araraquara em parceria com um amigo de turma, cujo pai já tinha consultório montado, mas agradeci o convite e resolvi me instalar em minha cidade mesmo, acho que Ibaté tem capacidade e principalmente necessidade de seus próprios especialistas”,diz.

Um outro exemplo é o jovem empresário David Rigolão, proprietário de uma escola de informática, iniciou suas atividades como professor e logo depois foi convidado por seu pai para abrir uma escola em São Carlos (SP), mas preferiu arriscar e montar sua própria escola em Ibaté, a qual está crescendo cada vez mais, o que o incentiva a abrir uma nova unidade.

“Com o aumento de alunos e a procura por novos cursos, estou providenciando uma nova escola, na qual atenderei apenas os adultos e dedicarei a primeira unidade exclusivamente para as crianças”, afirma ele.

Segundo a estudante de Direito, Fernanda Murer, assim que concluir seus estudos no final do ano, pretende montar seu escritório na cidade, onde também já trabalha como estagiária junto com seu pai.

Os moradores de Ibaté acreditam que cada vez mais a cidade se tornará independente de cidades visinhas, conseguindo aumentar cada vez mais o seu potencial de capacidades e conquistas, tendo como base o grande número de jovens que hoje cursam faculdades, o que fará que a cada ano tenha cada vez mais profissionais capacitados em inúmeras áreas e especialidades.

Para o secretário de desenvolvimento de Ibaté, João Borsoni, o trabalho para que a cidade cresça e gere empregos é grande.“Estamos investindo no município porque sabemos que ele tem potencial.”, diz Borsoni.

Segundo o secretário, a cidade está atraindo muitos investimentos, justamente por deixar a fama de cidade dormitório. “Os próprios cidadãos estão investindo seu dinheiro na cidade ao invés de investí-lo em outro município da região e isso gera uma economia própria e uma grande expectativa”, finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/