Ageuniara

Consumidor deve renegociar dívida para sair da "lista negra"

Por: GABRIELA GOMIERO LEITE

07/06/2006

O orçamento apertou e você perdeu completamente o controle da situação financeira e seu nome consta no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa e você não sabe como tirar do crédito de inadimplentes?

Tirar o nome da lista negra é simples. Se não é um caso de fraude ou dívida na justiça, basta o consumidor renegociar o débito e pagar a primeira prestação.

As lojas de todo o país trabalham com dois cadastros: o do Banco Central, que registra quem emitiu cheques sem fundos e o do SPC, que informa quem está com prestações atrasadas. A consulta é imediata pelo computador ou pelo telefone.

No banco de dados do SPC, o nome do devedor é mantido por um período máximo de cinco anos. É o que determina a lei. Após este período, o registro é retirado da lista dos inadimplentes. O nome sai da lista, mas a dívida não é extinta. A loja pode entrar com uma ação de cobrança na justiça.

Antes de mandar o nome do cliente para o SPC, o comércio tem que seguir o que determina a lei. “Com 20 dias o cliente estando em aberto ao diálogo, a loja liga e avisa o cliente que com 30 dias estará sendo encaminhado para o SPC”, informa a gerente de uma loja de Araraquara(SP), Rose Leite.

Ao pagar a dívida seu nome deve ser imediatamente excluído dos cadastros de inadimplência. Mais precisamente, o Código de Defesa do Consumidor(CDC) estabelece o prazo máximo de cinco dias úteis a contar da quitação, para que seu nome seja excluído do cadastro.

A consumidora de Araraquara, Fernanda(que prefere não revelar seu sobrenome) quer ficar com o nome limpo. Ela afirma que vai negociar com a loja,onde tem dívidas, o pagamento.“Não tem coisa melhor que ter o nome limpo. É muito bom ir na loja fazer crediário e não constar nenhuma restrição",afirma Fernanda.

Depois que a primeira parcela da dívida for paga, os comerciantes têm 48 horas para informar ao SPC que o nome do consumidor deve sair da lista de inadimplentes.

As pessoas interessadas em saber se o nome consta no SPC ou Serasa podem ir em um dos postos de atendimento e pedir uma certidão com os dados desejados. È preciso levar o RG ou carteira profissional(original) e o CPF(original)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/