Ageuniara

Semana destaca meio ambiente na região

Por: SARAH SCHIAVO

07/06/2006

Dentro da programação da VI Semana do Meio Ambiente, foi apresentado,nesta terça-feira (06/06,) no Sesc de Araraquara (SP), a palestra sobre Educação Ambiental em São Carlos(SP), Jaboticabal(SP)e Araraquara.

O palestrante convidado foi o geógrafo e professor do Centro de Recursos Hídricos de Ecologia Aplicada (Crea),da Universidade de São Paulo (USP), Antônio Sérgio da Silva, que falou sobre o projeto “Viabilizando a Utopia”, voltado para a formação de educadores ambientais.

A palestra enfatizou o problema do letramento,ou seja, a leitura critica da sociedade sobre o mundo e especialmente sobre o meio ambiente.Silva comentou sobre a leitura das pessoas, no modo de sentir e do interpretar aquilo que vê.

O palestrante mostrou imagens de degradação ao meio ambiente como a poluição das cidades grandes, as enchentes e as secas no norte e nordeste do pais.

Para esses problemas, ele acredita no empoderamento da sociedade que, na visão dele, não deixa de ser a participação e a consciência da sociedade aos assuntos relacionados ao meio ambiente, vida pública e a vida particular de cada cidadão.

Silva demonstrou a diferença da insustentável e sustentável visão sobre o meio ambiente, e acredita que para acontecer a conscientização da população é preciso colocar em pauta a sustentabilidade social, econômica, política, ambiental e cultural do assunto.

Programação

A progração da Semana do Meio Ambiente prossegue,nesta quarta-feira (7/06)às 8h30 no Auditório do Sesc, com palestra sobre "Manejo do Solo Urbano" tendo como palestrantes o professor doutor Nemésio Neves Batista Salvador,da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o professor doutor Jairo Roberto Jimenez Rueda do Instituto de Geociências do Departamento de Petrologia e Metalugenia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) e mestranda Júlia Schimbo.

Também às 8h30, no auditório do Departamento d Água e Esgoto (Daae) acontece palestra sobre "Programa de Controle de Perdas -Micromedição", com o engenheiro Silvio J. Catani Filho da empresa Actaris

Ás 14h no auditório do Sesc acontece palestra sobre o "Panorama Nacional e Controle de Perdas em Campinas" com a engenheira Lina Cabral,gerente Controle de Perdas e com o engenheiro Maurício André Garcia,coordenador do Setor de Micromedição e Uso Racional da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas(SP).

Ás 14h45 acontece outra palestra sobre o Programa de Gestão de Perdas em Araraquara com o engenheiro Paulo Sérgio Scalize, gerente do Controle de Perdas do Daae, com debate previsto para acontecer às 15h30.

Ainda dentro da programação do dia, às 16h30 acontece a palestra "Balanço da cobrança de esgotos de fontes alternativas", com Marcelo dos Santos e Silva,coordenador da Unidade de Águas Subterrâneas do Daae. Ás 17h, o último tema do dia será "Experiências positivas em pról do meio ambiente" das empresas FMC, Lupo e Empresa Cruz, Auto-posto 36 e Viação Paraty.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/