Ageuniara

São Carlos faz a 8ª feira da sucata e da barganha

Por: RICARDO AUGUSTO ITALIANO

06/06/2006

No próximo dia 11 de junho, domingo, será realizada a 8ª Feira da Sucata e da Barganha de São Carlos (SP). O Evento, que consiste na troca e venda de objetos usados entre pessoas, será realizado na praça central do Campus da USP São Carlos, das 9h ás 17h.

Em entrevista à AGEUNIARA, a bióloga Edna Cunheda, membro da Associação para a Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), informou que o evento é um espaço educativo e tem como objetivo evitar que os objetos sem utilidade para algumas pessoas sejam jogados no lixo.

O evento incentiva a “barganha” — troca de objetos — entre os frequentadores. A intenção dos promotores é resgatar o valor dos objetos que estão encostados e acabam ficando sem uso. Cunheda diz que a troca acaba reduzindo o lixo sempre crescente nos centros urbanos e acaba incentivando a reutilização de objetos.

Os objetos trocados na feira são bem variados. Os mais comuns são discos, CDs, fitas, livros, utensílios domésticos, calçados, roupas, móveis, além do lixo reciclável que é recolhido no evento. Cunheda ressalta que para serem oferecidos na feira os objetos devem ser necessariamente usados, mas devem estar em condições de reaproveitamento.

Edna Cunheda espera para este ano um público de mais de 50 expositores e 4 mil participantes para superar a marca do ano passado. O público da feira é diversificado. De crianças a jovens e adultos, diversas entidades e até comerciantes que aproveitam a oportunidade para expor seus objetos usados, como gibis e livros usados.

A estudante Lívia Zabeu, que participou da feira no ano passado, pretende neste ano trocar diversos CD´s que estão encostados em sua casa. “Com muita procura e um pouco de sorte, encontrarei os livros que desejo”, espera Lívia.

O primeiro evento aconteceu em 1999 e nasceu de uma idéia da APASC para a comemoração da semana do meio ambiente. Nste ano, a 8ª edição da Feira da Sucata e da Barganha encerrará a semana do meio ambiente.

A Feira será realizada no dia 11 de junho na praça Central da USP São Carlos, localizada na Avenida do Trabalhador Sãocarlense n. 400. O evento será aberto a todos os interessados das 9h ás 17h.

O evento além da APASC, conta com apoio da USP Recicla, Prefeitura Municipal de São Carlos e SESC São Carlos, que apresentará diversos shows ao vivo no local.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/