mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara realiza Semana e Fórum do Meio Ambiente

Por: PAULA MARINA MONTEIRO

04/06/2006

Araraquara(SP) realiza no período de 2 a 10 de junho a sexta edição da Semana do Meio Ambiente "Desafios Ambientais e Urbanos" e também o I Fórum Regional de Meio Ambiente.

As atividades serão realizadas nos auditórios do Departamento de Água e Esgotos (Daae),do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), do Sesc e na praça da Santa Cruz.

Este ano, o evento é realizado pela prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Coordenadoria de Meio Ambiente, Daae, Faculdades Logattti, através do curso de Engenharia Ambiental e Uniara, por meio do Centro de Estudos Ambientais(CEAM).

O objetivo é reunir, debater e refletir sobre os problemas e os pensamentos sobre o meio ambiente que surgem nas escolas, universidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), e da própria população.

Os interessados terão que fazer a inscrição sempre trinta minutos antes do 1° evento da manhã ou da tarde de cada dia.

Programação

A programação começa, nesta segunda-feira, dia 05/06, mas no dia 02/06 aconteceu uma palestra em comemoração ao 37° aniversário do Daae,que foi realizada no seu auditório às 9h com o tema:“Comitê de Bacia Hidrográfica e Participação Popular” com Marcus Vinicius Lopes da Silva, secretário executivo adjunto do CBH-Mogi.

O primeiro dia se encerrou às 17h na praça do Daae, com um culto ecumênico para funcionários ativos, aposentados, familiares e comunidade.

No dia 05/06, às 8h30, no auditório da Uniara, ocorrerá a abertura oficial do Fórum Regional do Meio Ambiente com o prefeito Edinho Silva(PT) e às 9h haverá uma mesa-redonda tratando do tema "Licenciamento Ambiental Municipal: desafios locais, regionais, e nacionais" e um debate sobre o assunto. Às 14h acontecerão apresentações do Comdema, da ONG Amanari e da Usina Maringá.

No dia 06/06 a discussão sobre Licenciamento Ambiental continua no auditório do Sesc, agora sobre os métodos preventivos de controle da poluição ambiental.A palestra tem início previsto para às 8h30.

Ás 14h o tema será Educação Ambiental, com palestra sobre Coletivos Educadores Ambientais(Cescar) e às 15h, o outro tema será: Educação Ambiental em São Carlos, Jaboticabal e Araraquara.O dia se encerrará com a palestra “Educação Ambiental na Usina Santa Cruz – uma realidade para todos”.

O dia 07/06, considerado o maior da programação, tratará das questões do Manejo do Solo Urbano, no auditório do Sesc, às 8h30, e um programa de controle de perdas, com palestra sobre micromediação, no Auditório do Daae, também às 8h30.

Ainda no auditório do Sesc, o tema programa de controle de perdas continua em pauta o dia todo, com palestra às 14h tratando do “Panorama Nacional e Controle de Perdas em Campinas” e “Programa de Gestão de Perdas em Araraquara”, com debate sobre o assunto às 15h30.

Após um coffee break, às 16h30 o tema será:“Balanço da cobrança de esgotos de fontes alternativas”. Já ás 17h, a palestra “Experiências positivas em pról do meio ambiente das empresas FMC, Lupo e Empresa Cruz, Auto–Posto 36 e Viação Paraty” finaliza as atividades do dia.

Gestão de Resíduos Sólidos

A questão sobre “Gestão de Resíduos Sólidos” será o tema em debate no dia 08/06 com duas mesas redondas, uma palestra e um debate no auditório do Sesc.

A primeira mesa-redonda: “Experiências regionais de coleta seletiva” terá inicio às 8h30 e a segunda às 14h com o a temática “Cobrança da tarifa ambiental”, esta com menor duração, já que às 15h, ocorrerá a palestra “Implantação da tarifa ambiental em Araraquara” e que promete ser um dos temas de maior discussão da Semana, com debate sobre o assunto às 16h15.

O último dia de palestras segue ainda no auditório do Sesc. O dia 09/06 traz uma apresentação artística logo pela manhã, às 9h, quando haverá a apresentação da Escola Municipal de Dança "Iracema Nogueira". Ás 9h30 haverá a mesa-redonda intitulada: “Ações Propositivas de Políticas Públicas Ambientais – Propostas de Incentivos Fiscais” que tratará entre outros assuntos, sobre a questão do IPTU Ecológico.

O tema “Drenagem Urbana” será discutido às 13h30 com “Plano Diretor de Drenagem Urbana Sustentável de Araraquara”. Uma só palestra engloba muitos temas interessantes às 14h20 com “Drenagem Urbana Sustentável – Plano de Modernização do Setor de Saneamento – PMSS/Planos Diretores de Drenagem Urbana de São Carlos – SP e Nova Friburgo – RJ”.

Ás 15h20 o assunto continua com a palestra “Manejo Sustentável de Águas Urbanas – Estudos de Casos de Belo Horizonte, Manaus, Recife e Santo André Desenvolvidos em Cooperação com a Hidroayd (Water for Development Manangemente Institute – Italy)”.

A programação do dia terminará às 16h30 com uma mesa de discussão, onde temas da semana toda serão expostos e discutidos.

O encerramento da Semana acontecerá no dia 10/6 com uma Oficina de papel reciclado e exposição de materiais da Cooperativa Acácia, das 9h às 12h,na praça da Santa Cruz.

Para os interessados, a Praça do Daae fica na Avenida Bento de Abreu, ao lado da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), o auditório do Daae está localizado na Avenida Domingos Barbieri, 100 – Fonte Luminosa,(Telefone 16-3324 9555),o auditório da Uniara fica na Avenida D. Pedro II, 660 – Centro (Telefone 16- 33017100), o auditório do Sesc está situado na Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha – (Telefone 16- 3301 7500) e a Praça da Santa Cruz fica na Rua São Bento entre avenidas Osório e José Bonifácio.

Mais informações sobre a Semana de Meio Ambiente e o I Fórum Regional de Meio Ambiente podem ser obtidas pelos telefones (16)33249555 e 33 249503.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/