mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Programas de alfabetização atendem mais de 1.000 pessoas

Por: GABRIELA MARTINS Y MARTINS

03/05/2006

Os programas de alfabetização de jovens e adultos de Araraquara (SP) atendem cerca de 1.346 pessoas.Eles são financiados pela Secretaria de Educação da cidade e pelo programa "Brasil Alfabetizado" do governo federal, com a finalidade de proporcionar uma maior inclusão social e capacitar pessoas para o mercado de trabalho.

Antigamente a educação não era acessível a todos, as pessoas começavam a trabalhar muito cedo, anulando qualquer possibilidade de freqüentar uma escola. Por essa razão a escolaridade não era tão cobrada pelo mercado de trabalho. Porém, hoje esse mercado está muito mais competitivo, fazendo com que se cobre nível de escolaridade cada vez mais alto.

Com o objtivo de inserir essas pessoas até então excluídas, o governo federal criou o programa "Brasil Alfabetizado", que através de repasses de recursos financeiros, o Ministério da Educação ( MEC) visa criar condições para que as instituições possam desenvolver a tarefa de ensinar a ler e escrever.

O MEC também acompanha, fiscaliza e avalia as ações executadas por seus parceiros. Um dos parceiros do programa é o Movimento Popular de Alfabetização de Jovens e Adultos ( MOVA) – de Araraquara, que alem do MEC também mantém convênio com a secretaria municipal de educação e Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Atende 1.046 pessoas – de 15 a 90 anos – em 50 classes espalhadas por escolas de periferia, cadeias, igreja, casa transitória,centro de resocialização, garagem de casas e outros.

Os alunos têm aula da 1ª à 5ª série do ensino fundamental, as quais são dadas por monitores que não precisam ser formados. Esses monitores recebem orientações pedagógicas e uma bolsa desse convênio.

Outro programa de alfabetização de adultos existente, em Araraquara, é o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que faz parte do sistema educacional da prefeitura.

As aulas de 1ª à 8ª série são ministradas por professores da rede pública de ensino. São 300 alunos -a partir de 15 anos-distribuídos pelas escolas da cidade.

Segundo a assistente de coordenação dos programas em Araraquara, Vera Lúcia Fioranelli dos Santos, O curso de alfabetização de adultos começou em 1998 com o PROEAJA (Projeto de Educação para Adultos e Jovens de Araraquara) , tendo apenas o apoio do Externato Santa Terezinha.

Em 2001 foi feito o convênio com a prefeitura e a secretaria de educação. Somente, em 2004, quando recebeu o apoio do programa "Brasil Alfabetizado" é que ganhou o formato que tem hoje, mais organizado e melhor acompanhado,contando com reuniões semanais com os monitores para saber como estão sendo as aulas e quais estão sendo as maiores dificuldades dos alunos.

O EJA surgiu em 2004 já organizado e contando com 54 matriculados e em 2005 foram 55 e hoje o numero de alunos beira os 300 .

Desde 2004 ambos os programas caminham juntos e são acompanhados mais de perto pela secretaria de educação, através dos coordenadores Carmem Couto, Jose Ângelo G. Ferreira e suas assistentes Vera Lucia F. dos Santos e Maria do Socorro .

Para Fabrício de Almeida Souza, monitor da 5º série do POEAJA e aluno de administração da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mais importante que a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, é a inclusão social que eles conquistam.

Para ele, aprender a ler e entender um texto, escrever uma carta, fazer contas ou conversar sem medo com qualquer pessoa é algo muito mais gratificante que a conquista de qualquer emprego.

Para maiores informações sobre o projeto e os locais onde são realizados, os interesssados podem entrar em contato com a secretaria da educação de Araraquara, através do telefone 16 -3301-19-00.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/