mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos realiza exposição nacional de Orquídeas

Por: MICHELE BARBOZA DUNDA

27/04/2006

São Carlos (SP) realiza entre os dias 28 e 30 de abril a 43ª Exposição Nacional de Orquídeas, que acontecerá no Pavilhão São Carlos Exposhow. A premiação das orquídeas acontecerá no dia 30.A exposição faz parte da programação da 40ª Festa do Clima “Dr. Antônio Stella Mouruzzi”, iniciada no dia 19 de abril e que tem término previsto para o dia 1º de maio.

Dentro da programação da Festa do Clima, já aconteceram várias atividades como a eleição da Rainha do Clima e do Rainha do Trabalhador, no dia 19, a 18ª Cavalgada com destino à Aparecidinha da Babilônia, no dia 21, a comemoração do 38º aniversário do Mercado Municipal, além da típica Festa do Clima nos bairros com barracas de artesanatos e alimentos.

No dia 25, aconteceu a comemoração do dia da Araucária, árvore símbolo de São Carlos. Por ser figura central da bandeira da cidade, no Campus II da Universidade de São Paulo(USP) foi iniciada a campanha:“Plante um pinhão em São Carlos”, onde crianças e adolescentes da rede pública de ensino plantaram várias mudas da árvore.

A partir de 2001 um decreto proibiu o corte de Araucárias no município. A data comemorativa foi criada através da Lei Municipal nº 12.988de 2002, com o objetivo de estimular o plantio da espécie que já chegou a ocupar 4% do território da cidade, e por esse motivo o município já recebeu o nome de “São Carlos do Pinhal”.

Segundo Alan Barboza Domingos, estudante da 8ª série da escola Prof. “Arlindo Bittencourt”, o plantio é muito importante para o repovoamento da espécie. “A professora nos explicou a importância que a Araucária teve para São Carlos, e que ela só resistiu pelo bom clima, e nós não podemos deixá-la desaparecer, se cada habitante plantar uma muda logo a cidade estará cheia de Araucárias”, afirma o aluno.

O cormerciante Luiz Carlos Lopes, propietário de uma barraca de artesanato, afirma que a Festa do Clima aumenta muito seu lucro. “Nos 12 dias de festa consigo ganhar o mesmo que se tivesse trabalhado um mês, é muito bom conseguir uma renda extra e eu ainda aproveito a Exposição de Orquídeas que adoro”.

No dia 29 acontecerá a principal atração artística da festa, o show do cantor Maurício Manieri, no estacionamento do Pavilhão São Carlos Exposhow.

Para encerrar a festividade no dia 1º de maio, está programada a comemoração do Dia do Trabalhador, com atividades culturais diversas, brinquedos para crianças, barracas de alimentação e de artesanato e shows com apresentação de bandas.

A diretora do Departamento de Artes e Cultura da prefeitura, Telma Olivieri disse que o objetivo é recuperar o sentido da Festa do Clima para os são-carlenses.

Ela afirmou também, que baseada no número de visitantes no ano passado, e pelo fato que a festa agora percorre os bairros e não se instala em um lugar só, são esperados aproximadamente 100 mil visitantes.

“O nosso objetivo é fazer com que a Festa do Clima não perca a sua essência, e que cada vez mais visitantes sejam atraídos, e saibam por que o clima de nossa cidade é tão famoso”,concluiu.

O Pavilhão São Carlos Exposhow fica na Vila Izabel, à rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, 50



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/