Ageuniara

São Carlos tem o primeiro curso Técnico de Manutenção Aeronáutica do país

Por: ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

19/04/2006

São Carlos(SP) conseguiu, no início deste ano, junto ao Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, a aprovação do primeiro curso Técnico de Manutenção Aeronáutica do Brasil.

Para marcar essa conquista para a cidade e região, que se firma como um pólo tecnológico aeronáutico, a aula inaugural do novo curso foi dada pelo ministro Luiz Marinho.

O curso que começou no dia 30 de janeiro faz parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do setor aeronáutico brasileiro, e está sendo ministrado na escola Senai “Antonio Adolfo Lobbe” com o apoio da empresa aérea TAM, que vai disponibilizar toda a estrutura do seu Centro de Tecnologia de Manutenção localizado na rodovia SP 318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto.

O projeto do curso foi desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Segundo o coordenador de Relações Institucionais, Yashiro Yamamoto, “esse curso foi homologação pelo Instituto de Aviação Civil (IAC) do Departamento de Aviação Civil (DAC), o que significa que os alunos formados neste curso, caso sejam habilitados pelo DAC, através de concurso, poderão trabalhar na manutenção de aeronaves diretamente na pista do aeroporto”,informou

De acordo com o diretor do Senai, José Antonio Figueiredo de Sousa, o curso foi aprovado pelo Conselho do Senai-SP e Conselho Estadual de Educação, além do IAC e DAC, o que credencia o a instituição a treinar técnicos qualificados.

Ele ressalta que o vestibular para o curso foi um dos mais concorridos de toda a instituição Senai. Foram 1.289 pessoas inscritas, o que significa mais de 40 candidatos por vaga.

“O curso terá um total de 1.760 horas em quatro semestres, portanto dois anos, com aulas de segunda a sábado, sendo de segunda à sexta, no período da tarde e aos sábados pela manhã, com quatro horas por dia”, relatou.

A expectativa dos alunos é grande. Pedro Antonio Medeiros da Silva Costardi, de 22 anos, relata que escolheu fazer o curso por ele ser promissor, principalmente dentro de um pólo tecnológico nacional contando com a presença da TAM em São Carlos e da Embraer em Gavião Peixoto(SP).

“O curso vai me dar a oportunidade de trabalhar naquilo que gosto. O Senai estará formando técnicos com todo o embasamento teórico aliado a questões práticas de fácil aplicação e desta forma suprindo a necessidade de profissionais qualificados nesta área”, concluiu.

Maira Gonçalves Lopes, de 18 anos, moradora em Araraquara(SP), disse ter optado pelo curso pelo fascínio das aeronaves e pelo mercado de trabalho ser promissor. “É nisso que quero trabalhar, então procurei o curso aqui do Senai de São Carlos para me aperfeiçoar e assim entrar no mercado”, enfatizou.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/