Ageuniara

Ibaté investe em esporte e lazer para idosos

Por: ELAINE VARANDA

17/04/2006

O Departamento de Esportes de Ibaté (SP) iniciou, em novembro de 2005, um projeto experimental para pessoas idosas e menos favorecidas da cidade.O objetivo é oferecer uma vida mais saudável incentivando-os a se cuidarem de maneira dinâmica e prazerosa.

O projeto foi desenvolvido pelo diretor de esportes, Marcelo Rodrigues, que contou com a colaboração de uma nutricionista e dois fisioterapeutas.

"Tudo foi muito bem planejado, nosso objetivo é favorecer os menos favorecidos e o projeto que se iniciou como experimental, hoje é nossa menina dos olhos”, comenta Rodrigues.

Os participantes têm a opção de dois horários para a prática de suas atividades, sendo de segunda à sexta-feira das 7h às 8h, e também no período da tarde, das 18h30 às 19h30.

As aulas são intercaladas entre atividades físicas, alongamento, caminhada e também com orientações alimentares elaboradas pela nutricionista duas vezes por semana.

Os dois fisioterapeutas também acompanham de perto tudo que é orientado aos participantes, ajudando da melhor maneira possível.

A aceitação por parte da população foi tão grande que já estão sendo realizadas as mesmas atividades em outro bairro, no Jardim Cruzado que fica um pouco mais afastado do Campo Municipal onde tudo se iniciou.

Os moradores desse bairro estão muito contentes com esta implantação em suas proximidades, uma prova disso é que a cada semana que passa o número de participantes aumenta.

Os participantes,em sua maioria, iniciaram as atividades por iniciativa própria, pensando apenas em se manterem bem de saúde, e no caso dos que possuem algum tipo de problema, melhorar suas condições e capacidades. Também existem casos de incentivo de familiares e convite de amigos.

"Minha auto-estima melhorou muito, não tinha vontade de sair de casa e nem ânimo para nada. Depois de muita insistência por parte de minha filha resolvi participar de algumas aulas para ver se gostava e hoje não consigo ficar sem participar.Tudo em minha vida melhorou: saúde, humor, disposição, enfim, sou outra pessoa", afirma Nair Conceição Leão Hernandes, participante do projeto.

Mas o Departamento de Esportes não pensa apenas nos idosos, e sim na população menos favorecida de um modo geral.Outro projeto também de muito sucesso é voltado para meninos e meninas com prática de futebol, natação e atletismo.

Os participantes recebem uniforme completo para a prática das atividades e um complemento alimentar ao final de cada treino."Hoje Ibaté (SP)serve como modelo para outras cidades na área de esporte e inclusão social", conclui Rodrigues

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/