mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara é referência na área de Odontologia

Por: YURI CAMARA BARBOSA

06/04/2006

Araraquara (SP) é uma referência na Odontologia brasileira e isso também se reflete no exterior em paises tais como Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, que enviam alunos para fazer suas pós-graduações na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fortalecendo este quadro também destaca-se o Centro Universitário de Araraquara (Uniara) que também investe no curso de Odontologia.

O prestigio de Araraquara como referencia odontológica, se dá por uma herança histórica de muito investimento na qualificação profissional. O curso de Odontologia em Araraquara foi fundado em 1940 por iniciativa privada. Na década de 60, o governo do estado de São Paulo agregou as Faculdades isoladas do interior promovendo assim a fundação Unesp.

Um dos expoentes na direção da Unesp foi o professor titular aposentado Raphael Lia Rolfsem que reteve o cargo de diretor por mais de 10 anos, proporcionando um corpo docente totalmente gabaritado onde todos os professores eram doutores."Raphael foi um marco na evolução da Unesp", diz João Bosco Fuller, professor doutor aposentado da Unesp, que fez parte desta trajetória, e hoje exerce o cargo de professor na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) de Araraquara e no Centro Universitário de Araraquara (Uniara).

"É um curso novo que lançará seus primeiros profissionais no mercado em junho de 2007, temos ótimas perspectivas futuras pois a Uniara não esta poupando esforços e investimentos para proporcionar um curso altamente qualificado", diz o ex-diretor da Unesp e coordenador e professor do curso de Odontologia da Uniara, Dr. Welingtom Dinelli.

Segundo a técnica em Radiologia, Siumara Regina Rodrigues, já passaram pela clinica de atendimento gratuito da Uniara, mais 500 pacientes sendo que cerca de 100 desses pacientes já estão em tratamento.

Outras três instituições que proporciona atendimento sem custo à comunidade são a Unesp, APCD que também proporciona cursos de pós-graduação aos profissionais do ramo e o Centro de Estudo de Deformações da Face (Cdface) que em parceria com hospitais de Araraquara promove cirurgias especializadas na correção mandibular.

Todas estas possibilidades de escolha para tratamentos odontológicos beneficiam os pacientes da comunidade araraquarense, porém ainda existem pessoas sem acesso à odontologia, pois esta retém alto custo e o governo não consegue suprir as necessidades de tratamento para a parcela carente da população.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/