Ageuniara

Estabelecimentos lucram com universitários

Por: RAFAEL GIERWIATOWSKI GOMES

05/04/2006

Os estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades das faculdades araraquarenses lucram com os universitários. Muitos abrem as portas, somente em março, pois sabem que terão faturamento garantido.

As livrarias constituem um dos principais exemplos, pois seus freqüentadores são, exclusivamente, os estudantes e professores universitários, mas os clientes só começam a aparecer a partir do início das aulas.

Permanecer em funcionamento no período de férias pode acabar gerando prejuízo e afetar as contas do estabelecimento comercial pelo resto do ano.

"Como os alunos são os meus principais clientes, não compensa muito abrir o bar nas férias e é por isso que nessa época eu só abro de final de semana” diz Nivaldo Oliveira da Silva, dono do bar Brasileirinho, localizado no centro de Araraquara, nas proximidades do Centro Universitário de Araraquara (Uniara)e das Faculdades Logatti.

Os donos de hotéis e quitinetes garantem o lucro também nas épocas de baixo movimento. "Os estudantes voltam para as suas cidades, mas continuam a pagar o aluguel normalmente e, em alguns casos, os aluguéis são mais baratos", comenta José Carlos Barbosa, dono de várias quitinetes em um bairro próximo à Universidade Estadual Paulista ( UNESP).

Os estudantes têm consciência que os comerciantes dependem deles para gerar lucro e por isso reclamam do preço de alguns serviços e produtos.

Por exemplo,uma reclamação geral é sobre o preço do xérox que custa, em média, R$ 0,15 por folha. "O xérox é muito caro. Quando tenho que xerocar muitas folhas ao mesmo tempo, o preço final é muito alto", reclama Bruno Mesquita, estudante de Direito da Uniara.

Ao abrir um empreendimento perto das faculdades é garantia de movimento, mas o empreendedor terá que elaborar um planejamento adequado, para que seus clientes universitários dêem o lucro esperado.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/