Ageuniara

Telemarketing é mercado promissor em Araraquara

Por: SARAH SCHIAVO

16/03/2006

Grandes a pequenas empresas de Araraquara (SP) estão implantando o método de telemarketing para fins comerciais e de atendimento como os Serviço de Atendimento ao Consumidor (SACs). Esse mercado de trabalho cresce diarimente em razão de seu baixo custo e da facilidade de contatar pessoas.

Os tipos de telemarketing mais comuns são os ativos e os receptivos.O telemarketing ativo das empresas têm como finalidade contatar os clientes para oferecer seu produto.

Bons exemplos são Kate da Silva e Érica Grande, operadoras de telemarketing do Centro de Formação Profissional Microlins, onde, todos os dias entram em contato via telefone com diversas pessoas para oferecer os cursos que a escola dispõe.

As operadoras de telemarketing encaram a profissão como um mercado de trabalho promissor “Sempre ofereço ao cliente o que ele realmente precisa, para assim alcançar a meta proposta pela minha empresa e ser gratificada com premiações” conta Érica.

Por ser um método de interagir pelo telefone com pessoas desconhecidas as operadoras de telemarketing também enfrentam situações desagradáveis como conta Kate. “Mesmo com a amplitude do mercado de telemarketing, muitos ainda vêem minha profissão como algo perturbador e não consideram a oferta de produtos vendidos por telefone” diz ela.

Já o telemarketing receptivo é geralmente usado pelos clientes para obter informações como no Call Center Disk Fone de Araraquara, onde os clientes ligam para se informar de telefones e endereços.

Os Call Centers funcionam através de banco de dados onde estão os cadastros de empresas de Araraquara e região via software.

Aparíco Esquina, gerente do Disk Fone, da unidade de Araraquara, comenta que os operadores de telemarketing da empresa são treinados das mais diversas formas “No Disk Fone os operadores de telemarketing são treinados para o atendimento das mais diversas maneiras, simulamos ocasiões diferentes que pode acontecer para que não haja constrangimento nem para o empregado e nem para o cliente” diz Esquina.

O atendimento entre empresas e consumidores é outro ponto a ser considerado. É importante ser seguido rigorosamente o código de ética do setor de relacionamento com clientes e consumidores, onde estão as normas a serem seguidas pelos operadores da função.

“Nossos associados e clientes gostam de nosso trabalho porque passamos informações corretas e sempre quando ocorre modificação de telefones nos atualizamos para não passar informação erradas” conta Esquina.

Como qualquer outro empregador o telemarketing é uma oportunidade para os desempregados de Araraquara, pois é um dos mercados que mais cresce não apenas na cidade, mas também no pais a partir da concientização da população que precisam comprar ou mesmo se informar sem sair de casa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/