Ageuniara

Grupo de dança da UFSCar retorna com o espetáculo "Linhas"

Por: ROZANA MARIA GABAN

14/03/2006

Adaptações na coreografia e novos bailarinos são as novidades que o grupo de dança contemporânea da UFSCar anuncia para a reapresentação do espetáculo "Linhas", nos dias 6 e 7 de abril. O espetáculo será realizado no teatro Florestan Fernandes, no campus de São Carlos, sem cobrança de ingressos, a partir das 20 horas.

Em novembro de 2005 o Grupo se apresentou com 7 coreografias e 4 grupos convidados. O espetáculo foi elogiado pelo público que o caracterizou como um trabalho profissional. Nesta nova apresentação contará com algumas mudanças, como adaptação de alguns trabalhos e a participação de novos bailarinos.

De acordo com o diretor, Francisco Silva, a proposta é a mesma, porém muita coisa muda. “Cada apresentação é única. Embora seja a mesma coreografia ela nunca se repete e ao longo do tempo os trabalhos vão amadurecendo, ficando cada vez melhores”.

Lara, há um ano no grupo, diz que os ensaios estão intensificados e acha que o espetáculo ficará ainda mais bonito que o do ano passado.

O espetáculo terá dois momentos: um só com coreografias de dança contemporânea e outro, designado Mostra Visibilidade, destinado à participação de grupos com outras linguagens.

As coreografias do grupo de dança da UFSCar têm como objetivo a fragmentação, desconstrução e simultaneidade. Trabalha com pesquisa do movimento no próprio corpo, o vê como um vocabulário de movimentos. Procura traduzir as preocupações reais do ser humano.

O grupo está se preparando para uma grande jornada de atividades em 2006. Fará apresentações em cidades da região e participará de festivais dentro e fora do estado de São Paulo.

Formado em 7 de abril de 2003 sob a coordenação de Francisco Silva, diretor e coreógrafo, o grupo de dança contemporânea da UFSCar passou a ser um projeto de extensão do Departamento de Esportes da universidade. Conta com a participação de aproximadamente 25 bailarinos entre estudantes da universidade e pessoas da comunidade. Desde 2004 participa de diversos festivais de dança. Em 2005, foi selecionado para a Mostra Estímulo do Festival de Dança de Londrina-PR com a coreografia "Homens de Papel", do coreógrafo Ariltom Assunção, premiada como o melhor trabalho e o melhor grupo da mostra, ao lado da bailarina Letícia Ramos da "Quasar Cia de Dança" de Goiânia.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/