Ageuniara

Comércio de Araraquara funciona até às 22h

Por: ANA CARLA MENDES LACERDA

14/12/2005

O horário noturno de funcionamento do comércio em Araraquara (SP) começou no dia 5 de dezembro, passando o fechamento para às 22h.

Para melhor atender o consumidor, as lojas estão contratando mais funcionários e utilizando de revezamento de turnos. Isso facilita, mas ainda é muito corrido para quem precisa atender, vender e achar um tempo para fazer as compras de Natal.

Alguns funcionários driblam o tempo, nesta época, para conciliar com a família os preparativos da noite de festa natalina. Muitas vezes passado despercebido os detalhes que dão características à data.

Marly Diniz Guerra é vendedora na loja Têxtil Abril e diz que o trabalho não chega a estressar porque é cumprido o revezamento de turno, mas ao chegar em casa sente o cansaço do dia, sem ter condições para os preparativos da festa.

Com uma filha de dois anos, conta com a ajuda do marido para ficar com a criança quando sobra um tempo para se organizar.

Os comerciantes estão contratando pessoas mais jovens para preencher os turnos. Débora Queila de Souza,por exemplo, entra às 9h e sai às 21h, tem um intervalo de duas horas para o almoço e de uma hora para o jantar.

Ela afirma que que foram contratados cinco funcionários para o período do Natal. “Não é estressante o serviço, mas até o dia 24 é uma correria",observa.

O movimento é grande nos dois dias de pré-comemoração.Estes dias são bem tumultuados, causando um desconforto para atender a população que na maior parte consomem na ultima hora.

A professora do ensino fundamental, Denise Veronese, comenta da dificuldade para comprar nos dias antecedentes do Natal. “O atendimento não é ruim, mas da para ver cansaço dos vendedores em seus rostos, alem de ter que esperar horas para concluir a compra”.

As ruas em frente às lojas, que eram enfeitadas uniformemente dando características ao clima natalino, não estarão mais. O motivo é a correria.

O tempo que era para os preparativos das comemorações está cada vez mais reduzido. O resultado é trabalhadores com vários problemas de saúde mental, sem poder aproveitar as festas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/