mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Doações de sangue diminuem no final do ano

Por: ALAN PABLO CESAR PEREIRA

29/11/2005

Com a chegada do final de ano cresce a procura por sangue nos Hemonúcleos e Hospitais de Araraquara(SP). A demanda acontece em função das festas natalinas e de ano novo. Este problema é enfrentado em pelo menos noventa por cento das cidades e estados no Brasil.

De acordo com a assistente social, responsável pelo Hemonúcleo regional de Araraquara, Maria do Carmo Vasques de Miranda é importante ser doador de sangue, sobretudo nessas épocas em que a demanda aumenta, por isso a semana nacional do doador de sangue vem para incentivar a doaçã,o até porque é extremamente necessário tal gesto.

"Estamos com os estoques abaixo do necessário e precisando de todos os tipos de sangue e à procura continua nas proporções de sempre, pior, pois com a chegada do final do ano, torna-se uma época critica para a gente que se estende até janeiro e vai até o carnaval, justamente os períodos em que mais necessitamos de sangue", afirma a responsável pelo hemonúcleo.

É importante que as pessoas continuem doando, pois a média é de 30 a 40 pessoas, mas o ideal é de pelo menos 50 por dia. "Nessa época essa média cai para 20 pessoas, então além de pedirmos para voluntários, nas campanhas procuramos conscientizar quem é doador de reposição, ou seja, aquelas pessoas que vêm só porque um amigo ou familiar pediu. E se essas pessoas freqüentemente doassem sangue não haveria necessidade de correria e nem baixas nos estoques", afirma Maria do Carmo.

A assistente social afirma que os sangues mais comuns, às vezes são os mais procurados como é o caso do tipo O, que está em baixa no hemonúcleo.

É um erro que, comumente, a população comete, achando que por ser um tipo sangüíneo comum não é necessário.

Maria do Carmo ressalta que é muito importante que o doador venha munido do RG ou outro documento com foto. “Isso é uma exigência até para aqueles que já são doadores do Hemonúcleo". A doação pode ser feita em qualquer época do ano.

Para Ricardo de Ângelo Braz que é doador há dois anos, doar sangue é um gesto de respeito com o próximo, ele que começou a doar sangue por conta de um amigo que necessitava e depois não parou mais.

O Hemonúcleo fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1621- centro (entrada pela Avenida da Saudade) O telefone : 3301 6102. Funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17 h.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/