Ageuniara

Araraquara abrirá mil vagas de emprego

Por: FRANCISCO LOURENÇO BARBOSA

02/12/2005

Prevendo um acréscimo nas vendas, de 8% a 9% a mais que o mesmo período do ano passado, o comércio varejista juntamente com o setor de serviços, de Araraquara (SP), abrirá mil vagas de emprego, entre efetivos e temporários, neste fim de ano.

“Nós vamos superar a média nacional que é de 5%”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), Ivo Dall’Acqua Júnior. Segundo ele, somente o Sincomércio e a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), abrirão quarenta vagas temporárias, sendo 20 delas, para Papai Noel.

Dall’Acqua destaca que Araraquara ganhou quinze novos estabelecimentos comerciais em 2005. Um deles, que pertence a uma grande rede de lojas de eletrodomésticos, deverá ser inaugurado no dia (09/12).

Segundo Willian de Meireles, gerente de vendas, a empresa abrirá com cinqüenta empregos efetivos, mas nenhum temporário. “Mas estaremos recebendo estagiários do Centro de Integração Empresa-Escola(CIEE ) que, inclusive, estão em fase de treinamento”, ressalta.

No comércio central da cidade, por enquanto, o ritmo não é de Natal, mas já há lojas contratando profissionais para diversas áreas. Uma do ramo de têxtil, localizada no “principal corredor comercial de Araraquara”, está com o quadro de funcionários ampliado desde o 10 de novembro, quando contratou quarenta empregados temporários.

Na semana passada, o gerente Eder Paulo Magrini resolveu abri mais quatro vagas, que foram preenchidas para os setores de reposição, vendas e balcão.

O gerente ressalta que para este ano não pretende fazer mais contratações, mas tem uma boa notícia para aqueles que entraram e querem continuar. “Desses quarenta e quatro que estão trabalhando comigo, dezoito devem ser efetivados”, prevê.

Esperança para Cibele Pires de Lima, 24 anos, que estava há três meses desempregada. De casamento marcado para o primeiro semestre do ano que vem estava ela se esforça para assegurar ser efetivada. “Estou me adaptando bem, então, acredito que terei essa chance. Preciso comprar os móveis para minha casa”, destaca.

Os pré-requisitos exigidos na contratação de temporários são basicamente: ensino médio completo, iniciativa e facilidade de comunicação, além de ser desejável experiência de no mínimo seis meses na área.

A partir do dia 5 de dezembro o comércio de Araraquara (SP) ficará aberto até às 22h, devendo voltar ao horário normal antes mesmo do ano novo. No dia 26 de dezembro estará aberto a partir da uma da tarde e não funcionará no dia 02 de janeiro de 2006.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/