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USP desenvolve novo tipo de pavimento asfáltico

Por: CHARLENE CRISTINA HERNANDES

25/11/2005

A Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), desenvolve um novo pavimento asfáltico para tentar diminuir os riscos de acidentes em dias chuvosos. O asfalto convencional é causa de muitos acidentes em dias chuvosos, quando se torna escorregadio.

Para criar um pavimento mais resistente e seguro os pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos(EESC) utilizaram uma estrutura de pedra britada com granulometria descontínua e asfalto misturado com borracha.

o coordenador do estudo,professor José Lumar Fernandes Júnior,explica que esse pavimento é produzido com agregados de pedra britada e ligante asfaltíco. “Normalmente não é esse o produto que é utilizado no asfalto convencional”, explica. A técnica evita o acumulo de água no asfalto em dias de chuvas.

Para compensar a eventual redução na resistência com a menor densidade do material, utiliza-se geralmente ligante modificado por polímero. “É feita a adição de 3% a 6% de polímeros no asfalto, mas esse processo deixa o preço do asfalto mas caro”, afirma Fernandes.

Na pesquisa foi usado até 20% de borracha de pneus no ligamento para deixar o asfalto mais rígido e resistente. O professor diz que esse processo de misturar pneus com o asfalto é estudado pelos pesquisadores da USP desde 1994. ”O trabalho é pioneiro no Brasil”, destaca.

Os estudos aperfeiçoam processos de incorporação de borracha de pneus usados tanto em processo úmido, que dá mais qualidade ao pavimento, quanto em processo seco que exige menos investimentos iniciais, esclarece opesquisador.

Fernandes acrescenta que o uso de borracha em pavimentação asfáltica reduz os problemas ambientais decorrentes do desgaste dos pneus. "Retiramos os pneus que danificam o meio ambiente para ajudar a salvar vidas das pessoas”, finaliza



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